A Prefeitura de Chapada dos Guimarães informou, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância em Saúde, que mais de 500 cães e gatos já foram vacinados contra a raiva na zona rural, em comunidades como Lagoinha de Cima, São Rafael e Jangada. A partir desta terça-feira (22), a campanha chegou à zona urbana e será realizada de forma volante nos bairros. Os primeiros contemplados com as equipes de vacinação foram os bairros São Sebastião e Olho D’Água.
As equipes de vacinação estarão devidamente uniformizadas e acompanhadas por carro de som para informar os moradores. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, avançando para outros bairros após a conclusão em cada localidade.
A Secretaria de Saúde orienta que todos os cães e gatos a partir de quatro meses de idade devem ser vacinados, independentemente da raça ou do peso.
Os cães devem ser levados com coleira ou guia, e os gatos em caixas de transporte apropriadas. A condução dos animais deve ser feita por pessoas maiores de 18 anos, evitando transportá-los no colo.
Porque vacinar animais contra a raiva
A raiva é uma doença viral grave, letal e sem cura após o aparecimento dos sintomas. A vacina impede que seu pet contraia o vírus da raiva, que pode ser transmitido por mordidas, arranhões ou lambidas de animais infectados.
A raiva é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida dos animais para os seres humanos. Vacinar seu pet reduz o risco de transmissão e protege todas as pessoas ao redor.
A vacinação antirrábica deve ser feita anualmente. A imunização em massa de cães e gatos ajuda a manter a raiva controlada e evita surtos urbanos.
A vacina é gratuita nas campanhas públicas e muito mais barata do que tratar as consequências de uma infecção.