O relatório técnico sobre a segurança e capacidade de tráfego da rodovia MT-251 já foi concluído pela Fundação Uniselva e entregue ao prefeito Osmar Froner (União). A prefeitura foi a responsável por contratar o estudo com o intuito de provocar mudanças no esquema de tráfego na rodovia. A análise visa fundamentar o pedido para que caminhões e também ônibus possam voltar a passar pelo trecho que hoje está com restrição e funcionando no sistema pare e siga, desde dezembro de 2023, quando deslocamentos de blocos de arenito foram constatados no local.
O geólogo Caiubi Khun, que participou do levantamento, confirmou a conclusão do trabalho, mas preferiu não passar detalhes do estudo enquanto a Prefeitura não se pronunciar. A expectativa é que nesta quinta-feira (13) o conteúdo da análise seja divulgado.
A Fundação Uniselva foi contratada pela prefeitura de Chapada para elaborar laudo técnico e avaliar capacidade da MT-251, no trecho do Portão do Inferno. O governador Mauro Mendes viajou nesta terça-feira, dia 11 de junho, para Brasília onde cumpriu agenda com vários órgãos federais, inclusive com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) a fim de conseguir um posicionamento sobre o licenciamento para as obras que prometem colocar um fim no transtorno causado pelos deslizamentos.
RECEIO DE ATRASOS
O licenciamento para a realização de corte no paredão do Portão do Inferno em Chapada dos Guimarães, ainda não aconteceu. E o governador diz ter reiniciado a peregrinação junto ao Ibama, demonstrando preocupação para com o retorno das chuvas, previsto a partir do último trimestre do ano.
Mauro Mendes teme que o período de chuvas venha a prejudicar a conclusão das obras que devem durar, no mínimo, 120 dias, o equivalente a quatro meses. O prazo dado pelo Ibama e também pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) era de até 30 dias a contar do início de maio.
Este prazo venceu na semana passada. A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) precisa desta licença para que possa fazer um "retaludamento" no paredão do Portão do Inferno como solução aos deslizamentos de rochas e sedimentos.
Na prática, isto representa um corte para retirar parte do paredão, recuando a pista da MT-251, onde hoje há riscos de deslizamentos. Segundo apurou a reportagem, hoje deve ser oficializado o parecer final do Ibama sobre os estudos técnicos a respeito das obras emergenciais no Portão do Inferno.
Luzenir 13/06/2024
... Cuidado minucioso... É só deslizamento mesmo? E desmoronamento? Essa conversa de desmoronamento e deslizamento é antiga. Chegou a essa situação agora. Com a natureza ninguém brinca. O homem tem a sabedoria e poder em analisar e desenvolver um bom trabalho com segurança em alguns casos. Outros é preciso ter responsabilidade e comprometimento com o que fazer. E se fazer. E dizer aos interessados o que realmente futuramente pode ocorrer... em casos de riscos por isso ou aquilo futuro: é orientar a outro caminho. Independe do poder e sabedoria com comprometimento. Não estou dizendo que fazem mal feito ou sem segurança. Se fazer faça pra vc e por vc. Não faça para somente agradar a outros... E sim para sua segurança. Assim todos terão segurança... Fenômenos naturais existem. Porém em muitos casos são causados direto e indiretamente pela mão humana.
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