Um incêndio de grandes proporções atinge a divisa do Santuário dos Elefantes, em Chapada dos Guimarães. A ocorrência teve início nesta quinta-feira (28) e conforme Scott Blais, presidente e cofundador do Santuário dos Elefantes Brasil, as chamas consumiram cerca de 30 hectares.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros chegou a localidade por volta 1 da manhã. O incêndio ocorre numa região de serra. Segundo Scott, boa parte do fogo se extinguiu sozinho, mas chamas ainda se fazem presentes. O Corpo de Bombeiros, por meio de nota, informou que há equipes de especialistas em combate a incêndios florestais com viaturas devidamente equipadas combatendo as chamas na localidade.
Oito militares estão em campo e especialistas em geoprocessamento de incêndios florestais realizam monitoramento constante via satélite da região. Foi realizado um sobrevoo com apoio do Ciopaer e hoje (29) ao final do dia um novo voo deve ser realizado para verificação da situação in loco. A forte chuva que caiu em Chapada dos Guimarães e no Santuário deve ajudar a conter as chamas.
O presidente do Santuário afirma que o incêndio começou depois que um vizinho resolveu atear fogo no lixo e perdeu o controle. Não há risco para os elefantes presentes no espaço. Hoje o Santuário abriga Maia, Rana, Lady, Mara, Bambi e Guilhermina.