O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro Sérgio Ricardo, anunciou que o Governo de Mato Grosso já protocolou uma proposta junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade para realizar uma obra de retaludamento das encostas do Portão do Inferno. A informação foi prestada depois de uma reunião com o secretário de infraestrutura Marcelo Padeiro. Apesar disso, a Secretaria de Infraestrutura não confirma a informação.
“Conheci a proposta que já foi protocolada junto ao ICMBIO, que consiste em retirar as encostas do Portão do Inferno para zerar os deslizamentos e permitir um novo traçado da rodovia, com mais segurança. É a solução mais viável, mais rápida, com previsão de três meses de duração, e mais barata”, salientou o presidente.
Sérgio Ricardo também ressaltou a urgência da medida. “Chapada está morrendo, o comércio está fechando suas portas, o índice de desemprego está aumentando a cada dia, pessoas já foram demitidas. Tenho a convicção que com essa obra e outras ações que estão sendo trabalhadas, vamos mudar esse cenário negativo e construir um novo momento não só para a Chapada, como para todas as pessoas que moram na região e dependem dessa estrada, que funciona como um dos maiores corredores comerciais para o desenvolvimento do nosso estado, interligando várias cidades produtoras das regiões Sul e Sudeste. Uma estrada que é fundamental para o deslocamento de milhares de pessoas que moram no seu entorno, em especial para aquelas que precisam buscar a Capital.”
O conselheiro também destacou os esforços que o Governo do Estado vem imprimindo para iniciar a duplicação da MT 251. “Quero realçar também a importância da iniciativa do governo de já estar trabalhando na duplicação da MT-251, uma vez que o projeto já está quase pronto na Sinfra e muito em breve será encaminhado para análise da Sema. Portanto, também acredito que nos próximos meses teremos o início da duplicação da estrada Cuiabá-Chapada".
Há meses sob situação de emergência, com tráfego de veículos controlados, a realidade da rodovia tem causado transtorno aos viajantes e, principalmente, para moradores e comerciantes da cidade.
A MT-251 é uma estrada-parque administrada pelo Governo de Mato Grosso. No entanto, todo o seu entorno faz parte do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, uma área federal.