Dos 11 vereadores de Chapada dos Guimarães, pelo menos sete devem aproveitar a janela partidária para mudar de legenda com vistas ao processo eleitoral que se aproxima. Já sacramentaram a mudança de partido os vereadores Edmilson Bozó, Mariano Fidelis e Rafael Nilo. Admitem a troca de sigla ainda os vereadores Fabiana Advogada, Joair Siqueira, Kinho da Saúde e Cidu Siqueira.
Edmilson Bozó deixou o PRD e se filiou ao PL. Mariano Fidelis e Rafael Nilo deixaram o PDT e se filiaram ao PSD. Fabiana Advogada estuda os convites recebidos pelo Republicanos, PSDB e MDB. Atualmente a parlamentar está filiada ao PRD. Joair Siqueira está no PSB, mas não quis revelar com quais legendas dialoga nesse momento.
Os vereadores Kinho da Saúde e Cidu Siqueira viveram momentos de desgaste no PSDB. Isso porque no processo de cassação da vereadora Fabiana Advogada, os dois parlamentares desrespeitaram orientação partidária, não seguiram o fechamento de questão pela não aceitação da punição da colega e votaram pela cassação.
O comportamento gerou até mesmo uma promessa de processo de expulsão por parte da Executiva Estadual da legenda, ameaça que não se concretizou. Kinho diz que define neste final de semana se deixa o PSDB para se filiar ao União Brasil. Já a vereadora Cidu diz que se pronunciará quando tomar sua decisão.
A janela partidária foi aberta no dia 7 de março e se estende até 5 de abril, para quem tiver interesse em concorrer às Eleições Municipais de 2024. A possibilidade está prevista no artigo 22-A da Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/95) e é considerada uma justa causa para desfiliação partidária, se feita dentro da janela partidária.
Porém, a regra é válida somente para candidatas e candidatos eleitos em pleitos proporcionais e que estão em fim de mandato, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de 2018. Ou seja, a janela beneficia somente as pessoas eleitas deputada e deputado (distrital, estadual e federal) ou vereadora e vereador. Como em 2024 somente os mandatos de vereador são os que estão prestes a terminar, a norma vale apenas para quem ocupa essa função atualmente.
Com as movimentações, o PRD perderá representantes na Câmara. Antes com duas cadeiras, ficará sem nenhuma até o final do ano. Quem também sai enfraquecido do processo é o PDT, que antes detinha duas vagas e ficará sem parlamentares. O PL que tinha duas cadeiras amplia sua representação para três com a chegada do vereador Bozó.
Caso Kinho e Cidu também deixem o PSDB, o partido encolhe no parlamento, permanecendo apenas com o vereador Dudu Neves. E o PSB pode perder o único representante do parlamento caso Joair consolide a mudança.
Os vereadores que não farão uso da janela partidária são Dudu Neves (PSDB), Rosa Lisboa e José Otávio, ambos do PL e Jonas Gaudério (UB).