A Prefeitura de Cuiabá vai realizar o mapeamento da arborização da capital para construir o Plano Diretor de Arborização Urbana. O estudo preliminar vai identificar quais são os tipos de árvores já plantadas na cidade, a condição física delas, como estão distribuídas, tudo para embasar o planejamento municipal de arborização urbana. A ação é executada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável.
“Investir em preservação do Meio Ambiente é investir na saúde da nossa gente, no bem-estar de quem circula por Cuiabá. Uma rua arborizada é mais conforto para quem trabalha no comércio de rua, para quem se desloca a pé”, disse o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB).
O levantamento da arborização das principais vias da cidade de Cuiabá será quantitativo e também qualitativo. Será realizado o inventário da arborização urbana, mapeando, identificando e categorizando o risco de cada árvore. Essas informações serão utilizadas na elaboração do Plano Diretor da Arborização Urbana e do Manual Técnico de Arborização Urbana da cidade de Cuiabá-MT.
“São muitos os benefícios da arborização em zonas urbanas. Desde o embelezamento da nossa cidade e valorização dos imóveis até o aumento do conforto térmico, diminuição da infiltração no solo, criação de barreiras contra ruídos”, disse o secretário-interino de Meio Ambiente, Luis Claudio de Castro Sodré.
O Plano Diretor é um instrumento de planejamento municipal, que fixa as diretrizes e critérios necessários para uma política de implantação, monitoramento, conservação e expansão da arborização urbana.
O plantio de árvores nas cidades é essencial para gerar conforto ambiental, diminuindo as ilhas de calor provocadas pelo aumento da urbanização. Elas também aumentam a qualidade de vida, como o caso de áreas de lazer em bosques e praças, ambiente para descanso e recreação, além de melhorarem o aspecto visual, proporcionarem sombra para pedestres, moradias, estabelecimentos comerciais e veículos.