Cerca de 20 empresas estão ajudando no combate aos incêndios que assolam o Pantanal mato-grossense. Eles estão cedendo moradia e alimentação para os militares do Corpo de Bombeiros que estão no local para cessar as queimadas que já consumiram 66 mil hectares. Além disso, há empréstimo de tratores para fazer aceiros e diminuir a propagação do fogo e a cessão de pista de pouso.
Trinta e um militares bombeiros estão atuando na região do município de Poconé (104km de Cuiabá). A secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da secretaria adjunta de Turismo, intermediou com os empresários e fazendeiros da região formas de auxílio.
Leia mais: Há 10 anos Pantanal não via incêndio nessas proporções, aponta Bombeiros
“O Pantanal é uma região extremamente importante para Mato Grosso. Lá temos quase 15% do rebanho do Estado e também é um rico atrativo turístico. Este trabalho dos militares do Corpo de Bombeiros é essencial para resguardarmos a fauna e flora riquíssima do Pantanal. Agradecemos os moradores da região e empresários sempre solícitos no acolhimento dos profissionais”, diz César Miranda, secretário de Desenvolvimento Econômico.
Para o empresário Leopoldo Nigro Filho, o momento tem sido importante para que todos os hoteleiros e pousadas façam sua parte na região que é vital para sua subsistência.
As pousadas Piuval, Rio Claro, Recanto do Jaguar, Pousada do Neco, Pousada Porto Jofre, os hotéis Santa Rosa, Pantanal Mato Grosso Hotel, Hotel Sesc Pantanal e as fazendas São João, Comitivas, São Miguel, Samambaia, a prefeitura municipal de Poconé, entre outros, estão contribuindo com o Governo de Mato Grosso para salvar o Pantanal.