O maior complexo de skate da América Latina, a Arena Skate Plaza, localizada no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá, foi oficialmente inaugurado para receber as finais do Campeonato Brasileiro Amador e Master e a última etapa do Campeonato Brasileiro Nacional. As informações, divulgadas pela Secom, são da jornalista Andréa Haddad, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). O evento, que contará com a presença de atletas de reconhecimento internacional, ocorre entre esta quarta-feira, 17 de dezembro, e domingo, 21 de dezembro, com entrada gratuita.
As competições iniciam nesta quarta-feira, 17, com as disputas das categorias Amador e Master, que se estendem até sexta-feira, 19. A partir de sexta e seguindo até domingo, 21, o Skate Pro assume a pista para definir os campeões nacionais nas modalidades Park e Street. A realização do evento é fruto de uma parceria entre a Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) e a Federação Mato-grossense de Skate (FMTSK), com patrocínio da Secel-MT.
A Arena Skate Plaza se estabelece como o primeiro espaço em Mato Grosso a oferecer uma pista na modalidade Park. Essa pista inclui uma "piscina" e uma "grande bacia", conhecida como Bowl, elementos que priorizam a fluidez e a demonstração de capacidade técnica dos skatistas. Roberto Gonçalves Peron, o Bob Peron, presidente da FMTSK, observa que “a categoria Park é inédita em Mato Grosso. É uma pista que vai transformar o skate mato-grossense, dando estrutura para nossos atletas e atraindo outras pessoas para o esporte”. Ele detalha que a modalidade Skate Street permite aos esportistas simular manobras em um ambiente urbano, utilizando obstáculos como corrimãos, escadas, bancos e muretas.
Entre os atletas que confirmaram presença no evento, destacam-se Augusto Akio, medalhista olímpico e campeão mundial na modalidade Park; Raicca Ventura, finalista olímpica em Paris (2024) e campeã mundial; Luiz Francisco, quarto colocado nas Olimpíadas de Tóquio (2020); e Dora Varella, que acumula duas participações olímpicas, com a quarta colocação em Paris. A delegação da Seleção Brasileira de Skate, composta por 21 integrantes, também participa das competições. Conforme Bob Peron, “os melhores skatistas do Brasil vão estar aqui”.
Mato Grosso será representado por Igor Peron e Sara Cruz na categoria amador da modalidade Park, e por Felipe Monteiro no amador Street. No circuito profissional, competem Izael Miranda, de Cuiabá, Jhow Covatti, de Sinop, e Gabriel Jurupim, de Primavera do Leste. Atualmente, os atletas locais utilizam as pistas street da Arena Pantanal, Osmar Cabral e Dom Aquino, em Cuiabá. O presidente da FMTSK reforça a qualidade das novas instalações: “Mas acompanhamos toda a elaboração do projeto das pistas pela empresa Spot, que desenhou o projeto do Parque Novo Mato Grosso. Do iniciante, ao amador, master e Pro, todos os esportistas irão poder se aprimorar nas novas pistas, de qualidade internacional”.
O presidente da FMTSK estima que cerca de duas mil pessoas praticam skate em Mato Grosso. A Federação registra 160 atletas cadastrados nas categorias mirim, amador, master e pro. Até a última sexta-feira, 12 de dezembro, havia 137 atletas inscritos nos dois eventos. A programação inclui treinos e classificatórias das modalidades Street e Park para as diversas categorias ao longo da semana, culminando nas finais profissionais no domingo.






