O Governo de Mato Grosso buscará um financiamento de US$ 100 milhões para projetos de sustentabilidade durante a Semana do Clima de Nova Iorque (Climate Week NYC). A informação foi divulgada pela Secretaria de Comunicação do Estado (Secom-MT), com base em texto do jornalista Allan Pereira. Uma comitiva estadual viaja para os Estados Unidos nesta sexta-feira (19.9) para participar do evento.
O principal compromisso da agenda será a formalização de um convênio com a O.N.E. Amazon, programada para ocorrer durante uma mesa-redonda na segunda-feira (22.9). O montante será destinado a projetos de conservação e preservação da Amazônia nos Parques Estaduais Cristalino I e II.
A O.N.E. Amazon é uma organização voltada à promoção de investimentos públicos e privados para a preservação e restauração da floresta amazônica. A entidade atua em conjunto com parceiros como o banco Goldman Sachs, a empresa de infraestrutura AECOM, a companhia de tecnologia NVIDIA e o governo dos Estados Unidos.
Além de direcionar recursos para projetos executados pelo Estado, a parceria tem como objetivo facilitar o acesso a financiamento para produtores e empreendedores locais que desenvolvam iniciativas com resultados de preservação e recuperação ambiental.
A agenda da comitiva em Nova Iorque se estende ao longo da semana com outros encontros estratégicos. Na tarde de segunda-feira (22.9), a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, participará de uma reunião com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e representantes de empresas, fundos de investimento e gestores de ativos para construir agendas de trabalho para o biênio 2025-2026.
Na terça-feira (23.9), a secretária terá uma agenda com a Subnational Methane Action Coalition (Coligação Subnacional de Ação sobre o Metano). A entidade internacional é composta por estados e regiões de diferentes países e atua para promover a redução das emissões de gás metano, um dos principais responsáveis pelas mudanças climáticas.
A programação da comitiva mato-grossense segue na quarta-feira (24.9) com a participação em um evento sobre justiça climática no sistema judicial. Na quinta-feira (25.9), está prevista uma reunião com representantes do Fundo Verde do Clima (GCF), uma iniciativa global de financiamento climático.
A Semana do Clima de Nova Iorque é um dos principais eventos globais sobre o tema e antecede a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que será realizada em Belém (PA). O objetivo do encontro é reunir líderes empresariais, investidores e representantes de governos para atrair recursos financeiros para a agenda ambiental.
A viagem e o anúncio do convênio geraram repercussão na imprensa de MatoGrosso, sendo vistos como um movimento estratégico do estado para se posicionar como um destino para a economia verde e o mercado de carbono, alinhando a produção agrícola com a conservação ambiental. A expectativa é que o acordo reforce a imagem internacional do estado na agenda climática.
Além da secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, e da secretária de Comunicação, Laice Souza, integram a comitiva a secretária-adjunta de Recursos Hídricos e Clima da Sema, Lilian Ferreira dos Santos, servidores da pasta ambiental e representantes do Ministério Público do Estado. O retorno da equipe ao Brasil está previsto para o sábado (27.9).