De acordo com reportagem feita pela CNN Brasil, o governo federal estuda entregar à iniciativa privada o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. O projeto foi inserido nesta quarta-feira na carteira do Conselho do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI).
Além do Parque de Chapada, outras oito unidades de conservação serão concedidas à iniciativa privada.
Para a secretária Especial do PPI, Martha Seillier, a medida vai aumentar empregos formais, além de fortalecer o desenvolvimento sustentável no país.
No entanto, aqueles que obtiverem a concessão dos parques e florestas poderão extrair madeira e outras riquezas naturais existentes na localidade.
"(Essa permissão seria) De tal forma que ao longo de 40 anos de contrato, a cada área equivalente a campo de futebol, o investidor tem o direito de extrair uma única árvore e ai ele tem que se movimentar para outra área. Ao final de 40 anos quando ele volta para o primeiro campo de futebol, aquela floresta está perfeita e foi recomposta. É um projeto perfeito para somar esforços do governo federal com a iniciativa privada", esclareceu em entrevista à CNN Brasil. (Com informações da CNN Brasil)