A Polícia Militar de Mato Grosso, por meio do 2º Comando Regional, promove nesta terça-feira (3.2) o 1º Encontro de Enfrentamento à Violência Doméstica, em Várzea Grande.
A solenidade ocorre a partir das 8h, no auditório do Sesi, localizado na Avenida Dom Orlando Chaves, no bairro Cristo Rei.
A primeira edição do encontro tem como objetivo fortalecer a atuação integrada entre instituições de Segurança e Justiça, por meio de debates e práticas voltados à promoção de um atendimento humanizado e eficaz às mulheres em situação de violência doméstica, com a finalidade de prevenir crimes contra mulheres.
O evento é direcionado a policiais militares, agentes de segurança e demais servidores do Estado que atuam diretamente no combate à violência contra a mulher.
Relevância da qualificação policial
A capacitação especializada da Polícia Militar para o atendimento de casos de violência doméstica é estratégica diante do cenário alarmante em Mato Grosso. Segundo dados do Observatório Caliandra do Ministério Público, a violência doméstica é o principal contexto dos feminicídios no estado, com a maioria dos casos ocorrendo dentro do ambiente doméstico.
O Observatório Caliandra, plataforma criada para monitorar e combater a violência contra a mulher, destaca que a Lei nº 14.994/2024 tipifica o feminicídio como crime cometido por razões da condição do sexo feminino, especialmente quando envolve violência doméstica e familiar. A qualificação dos agentes de segurança é fundamental para identificar sinais de risco, aplicar medidas protetivas de urgência e garantir a proteção integral das vítimas.
Dados que exigem ação imediata
Mato Grosso enfrenta uma crise humanitária relacionada aos feminicídios. Em 2025, o estado registrou 54 feminicídios, segundo o Observatório Caliandra. O mês de junho foi particularmente trágico, com 10 feminicídios registrados em apenas 30 dias.
Sinop, município localizado no norte do estado, lidera o ranking com 6 feminicídios em 2025. Dos casos registrados, 17 feminicídios ocorreram na residência da vítima, reforçando que o ambiente doméstico é o principal cenário de violência letal contra mulheres. Os feminicídios deixaram 89 crianças órfãs, ampliando o impacto social e geracional da violência.
Serviço
1º Encontro de Enfrentamento à Violência Doméstica
Data: 03/02 (terça-feira)
Horário: 8h
Local: Sesi Várzea Grande – Avenida Dom Orlando Chaves, bairro Cristo Rei





