COTIDIANO Sexta-feira, 21 de Agosto de 2020, 17:02 - A | A

Sexta-feira, 21 de Agosto de 2020, 17h:02 - A | A

LIVE LÊMURE

"O digital será o protagonista das campanhas deste ano”, avalia publicitário

O que acontece nas redes sociais vai reverberar nas urnas. Em uma eleição marcada pela pandemia de Covid-19, como será o pleito de 15 de novembro, o tradicional corpo a corpo foi substituído pelo distanciamento entre as pessoas. Sendo assim, a via digital se mostra o melhor caminho para que o candidato chegue até o eleitor. Essa é a opinião do publicitário Marcus Paulo Valentin, convidado da série de lives da Lêmure Comunicação sobre marketing político.

“Acredito que o candidato que souber trabalhar com as mídias sociais conseguirá se aproximar do eleitor. Esse é um caminho sem volta”, afirma. “As pessoas ainda olham com uma certa desconfiança para as redes, mas o digital será o protagonista das campanhas deste ano”.

Com cerca de 18 anos de profissão, o publicitário já trabalhou em algumas campanhas políticas e hoje tem uma produtora de conteúdo digital, além de projetos virtuais como o site Experimentando por aí.

Sua experiência com a política envolveu tanto a publicidade quanto a gestão de conteúdo de redes sociais. Na hora de apresentar propostas e compartilhar ideias, Marcus é um defensor da diversidade de canais de comunicação.

“Uma mídia ou plataforma não elimina a outra. O candidato tem que entender que precisa investir e um profissional requer esse investimento”, frisa.

Segundo ele, qualquer esforço de comunicação tem que fazer sentido e o conteúdo divulgado deve estar alinhado ao pensamento e postura do candidato.

Leia mais: Candidatos ainda desconhecem trabalho da comunicação, diz jornalista

Por isso em uma campanha política os núcleos digital e jornalístico precisam estar em diálogo constante e afinados no trabalho, sugere o publicitário.

“O monitoramento em tempo real também ajuda a conduzir a comunicação”, observa.

Quando o assunto são as fake news, que ganharam espaço e força nas eleições de 2018, Valentin afirma que a maneira mais correta de combatê-las é com informação de qualidade.

“O antídoto da desinformação é a informação”, acrescenta.

Para os profissionais da comunicação que vão trabalhar em campanhas este ano, Marcus dá as dicas. “Ter vontade de aprender é fundamental, mesmo para quem não tem experiência. É estar disposto a fazer de tudo ou ao menos tentar. A campanha eleitoral é composta de diversos trabalhos e funções, então é preciso aproveitar o momento para aprender”.



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png