CULTURA Segunda-feira, 20 de Outubro de 2025, 17:02 - A | A

Segunda-feira, 20 de Outubro de 2025, 17h:02 - A | A

DO ESTADO PARA O MUNDO

Produções de Mato Grosso estreiam nas passarelas da São Paulo Fashion Week 2025

Assessoria Sebrae

As produções de Várzea Grande chegaram às passarelas da São Paulo Fashion Week 2025. As peças, produzidas por mulheres da Associação das Rendeiras de Limpo Grande – Tece Arte, ocuparam o desfile do estilista Amir Slama, realizado neste domingo (19), no Pavilhão das Culturas Brasileiras (Pacubra), no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

As saídas de banho produzidas pelas rendeiras figuraram como tendência de moda do verão 2026. Ao todo, cinco peças foram produzidas exclusivamente para o desfile.

A presidente da Tece Arte, Jilaine Maria, comemorou a representatividade da arte e da cultura mato-grossense em um dos maiores eventos de moda do país. “Celebro a realização de um sonho. É um sentimento de muita gratidão estarmos em destaque nacional no maior desfile de moda da América Latina. Estou muito feliz de ver nossa cultura valorizada e reconhecida. Temos orgulho de representar Mato Grosso”, destacou.

Jilaine acrescentou ainda que a recente conquista das passarelas é apenas mais um importante feito da Associação, criada em novembro de 2021. “Em 2023, com o apoio do Sebrae/MT, lideramos a lista do top 100 do artesanato de todo o Brasil. Este alcance só foi possível porque, desde 2022, recebemos capacitações da instituição. Já participamos de mentorias e de diversos eventos para divulgação do nosso trabalho. Nossa última participação foi na Feira do Empreendedor, realizada no início deste mês de outubro”, relembrou.

Economia Criativa

O desenvolvimento dos pequenos negócios é uma missão do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), e a economia criativa, na qual está inserida a Tece Arte, é somente umas das frentes de atuação da instituição.

A coordenadora da Agência Sebrae Cuiabá, Inajara Amorim, que esteve no evento da SPFW acompanhando a presidente da Associação, disse que o Sebrae tem um papel fundamental nesse processo. Por meio do apoio à economia criativa, a instituição promove iniciativas que reconhecem e fortalecem os saberes e as técnicas manuais tradicionais, muitas vezes passadas de geração em geração.

Segundo ela, essas ações não apenas geram renda e oportunidades para os empreendedores locais, como também ajudam a preservar a identidade cultural das comunidades envolvidas. “Estar na SPFW é mais do que uma conquista individual — é uma celebração da força do território, do fazer manual e do potencial transformador da economia criativa. O Sebrae acredita e investe nesse potencial, conectando tradição e inovação para impulsionar o desenvolvimento sustentável”, argumentou Inajara.

Atendimentos

Os interessados em conhecer as soluções oferecidas pelo Sebrae podem entrar em contato com a Central de Atendimento pelo 0800 570 0800 que funciona 24h, de segunda a domingo, inclusive via WhatsApp. Também é possível procurar um dos pontos de atendimento no estado. 



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png