A pandemia de Covid-19 foi um momento de transformação para muita gente. Para o ator Thyago Mourão foi a oportunidade de criar um personagem que tem feito muito sucesso mas mídias sociais. Wylon é um jovem galanteador, dono de uma autoestima inabalável. Suas lives já contaram com a participação de gente famosa como Rita Cadillac, Anderson do grupo Molejo e a atriz Inês Brasil
“Um dia desses de quarentena eu estava meio ‘vareado’ e tive a ideia de criar um parente para o Xo Dito. Não queria que fosse um filho, mas pensei em um sobrinho com quem haveria uma maior liberdade de interação”, revela o ator. “Wylon é o que a gente chama de galã feio”.
Aos poucos o personagem foi ganhando força na rede social e Thyago passou a incorporar novos elementos como o pagode como estilo musical, as cantadas, os acessórios e o estilo de vida. As inspirações foram buscadas nas memórias da adolescência, em pessoas que fizeram parte da vida do ator.
“A princípio não tinha muita segurança de ficar como Wylon segurando uma live de uma hora, mas fui testando e adquirindo novas habilidades. Comprei e aprendi a tocar cavaquinho e acho que inserir a música fez com que eu enriquecesse o universo do personagem”, conta.
Os temas abordados nas lives estão sempre relacionados ao romance (“paquera, xaveco e jogo da sedução”, salienta Thyago). “O que mais deu certo foi trazer pessoas reais. Cada um tem uma história e isso acaba criando uma conexão com quem assiste. Percebi que é um momento de diversão, a pessoa conta a história muito íntima dela para mim, mas com 200 pessoas assistindo naquele momento”.
As participações e interações ao vivo foram ganhando visibilidade e Thyago acredita que a presença de alguns nomes famosos irá abrir caminho para que outras celebridades aceitem o convite. Segundo ele, é uma caminhada bem interessante, principalmente de reconhecimento do trabalho.
“Aproveito para passar algumas mensagens. Apesar de Wylon ser um conquistador, evito fazer piadas machistas, misóginas e homofóbicas. Também rebato reações que pareçam mas agressivas e procuro fazer tudo com muito respeito e manter o clima porque acredito que o riso é de todos”.
Apesar de ter colhido bons frutos com a pandemia, Mourão não vê a hora de voltar para os palcos e retomar os projetos interrompidos. Enquanto isso não é possível, ele procura aprender e aperfeiçoar o trabalho como artista no universo virtual.
“O online é um campo a ser explorado, é complementar e sem volta, principalmente nesse momento. Com a pandemia nossa relação com o virtual foi acelerada em uma década”.
Trajetória
Thyago Mourão tem 35 anos e começou a trajetória nas artes cênicas aos 14 anos no grupo da escola. Na universidade ele conheceu o ator Eduardo Butakka, que se tornou o seu grande parceiro de projetos. Juntos fizeram parte do grupo Pessoal do Anima, onde surgiram os personagens Xo Dito e Penélope, que acabaram ganhando vida própria e os palcos.
Entre os trabalhos premiados está o projeto de micro curtas Não Convém, que ganhou prêmios na Índia e em Los Angeles (EUA).