A entrega do gasoduto no Distrito Industrial de Cuiabá, realizada nesta sexta-feira (25), foi classificada pelo governador Mauro Mendes como um marco para a industrialização da capital mato-grossense. A obra, aguardada há mais de 20 anos, recebeu investimento de R$ 40 milhões por meio de parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, MT Gás e MT Par.
Segundo o governador, o novo sistema de distribuição tem capacidade para atender até 260 empresas, com fornecimento diário de 186 mil metros cúbicos de gás natural — o que deve impulsionar a competitividade do setor industrial em Cuiabá.
“Mais do que uma grande matriz energética, o gasoduto cria uma ambiência de ânimo, de novas expectativas e de novas perspectivas. É uma matriz eficiente, ambientalmente adequada e vai abrir um novo momento para os investimentos industriais em nossa capital”, afirmou Mauro Mendes.
Contrato com a Bolívia garantiu fornecimento contínuo
O governador destacou que a entrega só foi possível graças à articulação, ainda no início da atual gestão, de um contrato firme de fornecimento de gás natural com a Bolívia. A iniciativa trouxe segurança energética e eliminou a insegurança que travava a modernização de diversas indústrias.
“Muitas empresas tinham receio de trocar o modelo energético por falta de garantia no fornecimento. Com esse contrato, conseguimos dar estabilidade ao setor. Agora, estamos abrindo um novo ciclo de oportunidades no Distrito Industrial, que se conecta à onda de crescimento de todo o estado”, declarou Mendes.