O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou neste sábado (24), em Campo Verde (MT), um investimento de R$ 5,9 bilhões para obras de duplicação e modernização da BR-163, uma das principais rotas logísticas do agronegócio brasileiro. A medida representa um marco estratégico para o escoamento da produção agrícola nacional e promete reduzir em até 1h30 o tempo de viagem, além de aumentar significativamente a segurança para caminhoneiros e demais motoristas.
O anúncio foi feito durante o lançamento do Programa Solo Vivo, com a presença do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, além de ministros e autoridades locais. Na ocasião, Lula também confirmou R$ 600 milhões para as obras do Rodoanel de Cuiabá e afirmou que o governo federal trabalha no projeto do Contorno Leste da capital mato-grossense.
A BR-163, que corta o país do Sul ao Norte, é fundamental para o transporte de soja, milho e algodão – culturas que consolidam o Brasil como um dos maiores exportadores agrícolas do mundo. Em Mato Grosso, principal produtor agrícola do país, a rodovia conecta regiões produtivas aos portos do Arco Norte e do Sul, servindo como eixo logístico essencial para o setor agropecuário. A estrada chegou a ser batizada de rodovia da morte, em razão do grande número de acidentes pela ausência de duplicação.
“Esta BR-163 começou no meu primeiro mandato em 2006. O BNDES veio anunciar investimento que vai construir a BR-163 pelo governo do estado. Peço que termine essa estrada, Mauro Mendes, para que um dia eu trafegue nela”, declarou Lula durante o evento.
Segundo Mercadante, a duplicação da BR-163 será acompanhada da implantação de áreas de descanso para caminhoneiros, ação considerada vital para reduzir acidentes e promover melhores condições de trabalho no transporte rodoviário. Além disso, ele destacou que a obra impulsionará a produtividade e a competitividade do agronegócio.
Histórico e importância estratégica da BR-163
Inaugurada em 1976 durante o governo Geisel, a BR-163 foi concebida dentro do Plano de Integração Nacional para ligar o Norte ao restante do Brasil e ocupar a Amazônia Legal. Com cerca de 70 mil veículos por dia, sendo 70% de carga, a rodovia é hoje um dos principais corredores logísticos do país.
O Marco Zero da BR-163 em Mato Grosso está localizado na Comunidade São Cristóvão, em Lucas do Rio Verde – epicentro da produção agrícola nacional. Desde então, a estrada se consolidou como via vital para o desenvolvimento do agronegócio, permitindo que o Brasil atinja recordes sucessivos de exportação.
Mais investimentos em infraestrutura no MT
Desde o início do governo Lula, em 2023, o BNDES já emprestou cerca de R$ 29 bilhões para projetos e obras em Mato Grosso, incluindo melhorias em outras rodovias estaduais como a MT-100, MT-246 e MT-130. Esses investimentos integram um esforço coordenado para ampliar a infraestrutura logística e garantir a fluidez da produção agrícola do estado até os mercados consumidores e portos exportadores.
A visita de Lula a Mato Grosso, inicialmente prevista para o dia 17, foi adiada para que o presidente pudesse participar do velório e enterro do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica. Isso fez com que o lançamento do Programa Solo Vivo fosse remarcado para este sábado (24), reunindo lideranças políticas, empresários e representantes do setor produtivo.