A Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT), responsável por definir a distribuição das vacinas aos municípios, decidiu ampliar o número de cidades a serem atendidas com vacinas da Pfizer. Além de Cuiabá e Várzea Grande, também passam a receber o imunizante Rondonópolis, Primavera do Leste, Tangará da Serra, Cáceres, Diamantino, Chapada dos Guimarães, Sinop, Sorriso, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Campo Verde.
A restrição da entrega da vacina se dá pelas exigências de conservação. Isso porque ela precisa ser mantida em temperatura entre -15 °C e -25°C pelo período máximo de 14 dias. Já as unidades de saúde podem manter o imunizante entre 2°C e 8°C, por um período de 5 dias.
Desta maneira, foram escolhidas cidades distantes no máximo 2 horas e meia da capital, onde fica localizada a Rede de Frio. Para avaliar o tempo de deslocamento foi observado tanto o transporte aéreo como o terrestre.
A expansão deverá ser gradual e de acordo com a quantidade de vacinas que forem entregues pelo Ministério da Saúde.
Os pontos de vacinação deverão agendar a imunização de pessoas para o consumo de 100% das vacinas em no máximo quatro dias, a contar da data de recebimento dos imunizantes.
O quantitativo de doses da vacina Pfizer recebido pelos municípios será descontado das demais imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde, de forma a equalizar a redistribuição em todo o estado.
A última remessa de vacinas Pfizer que chegou a Mato Grosso em 18 de maio continha 9.360 que foram destinadas a Cuiabá e Várzea Grande. O imunizante foi utilizado para vacinar pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, pessoas com deficiência permanente grave com 1ª dose.
"O prazo limite para a utilização desta remessa da vacina Pfizer/Wyeth é até o dia 31 de maio de 2021, ou seja, 14 dias após o despacho da vacina pelo Ministério da Saúde, no entanto é necessário que os municípios retirem o total das doses da vacina até o dia 28 de maio de 2021 na Rede de Frio Central para viabilizar a operacionalização da vacinação no município", diz trecho da resolução que determinou a distribuição das doses da Pfizer entre Cuiabá e Várzea Grande.
Do total de doses recebidas, Cuiabá ficou com 6.642 doses da Pfizer e Várzea Grande com 2.718.