De posse dos dados demográficos de Cuiabá a partir do Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Câmara Municipal da capital mato-grossense poderá ganhar mais duas cadeiras. Isso porque, de acordo com a Constituição Federal, municípios com mais de 600 mil habitantes devem contar com 27 parlamentares.
Essa condição foi garantida pela Emenda Constitucional 58/2009. Conforme o Censo, Cuiabá atingiu a marca de 650.912 habitantes, o que permite que o parlamento municipal passe dos atuais 25 vereadores para 27 representantes populares. A mudança deve se efetivar nas eleições de 2024.
O atual presidente do Parlamento Municipal, vereador Chico 2000 (PL) já anunciou que estudos devem ser realizados para a ampliação de vagas. Conforme o vereador, os demais colegas de Casa serão consultados sobre a ampliação. A discussão deve tomar corpo após o recesso parlamentar, em agosto.
O vereador Luís Cláudio (PP) já se posicionou favorável a ampliação de vagas na Câmara Municipal. Considera que é preciso criar os novos cargos para representar de forma satisfatória a população cuiabana, que sofreu aumento de quase 18% em 12 anos.
Essa não será a primeira vez que Cuiabá verá ampliado o número de vagas na Câmara Municipal. A última adequação foi registrada em 2011. À época, eram 19 vereadores na capital, número previsto para população entre 120 mil e 160 habitantes. Naquela oportunidade, seis novas vagas foram criadas no Parlamento cuiabano. O número é disponibilizado quando a população está entre 450 mil e 600 mil habitantes.