Conforme informações compiladas pelo Centro de Previsão do Tempo e Condições Climáticas (Cptec), órgão ligado ao Inpe, Cuiabá e Chapada dos Guimarães sofrerão queda de temperatura neste final de semana, a partir de sexta-feira. Nas duas cidades, a estimativa é que sábado seja o dia mais gelado. Enquanto na Capital mato-grossense a mínima prevista é de 6 graus, em Chapada o termômetro poderá marcar -3.
A queda na temperatura se dá em função da influência de uma frente fria, que provocará queda de temperatura acentuada entre Rondônia e Santa Catarina. "O ar frio se manterá por pelo menos dois dias em parte do Centro-Oeste e do Norte, o que favorecerá um evento de friagem. Já em boa parte do Rio Grande do Sul se estabelecerá uma onda de frio, devido à passagem desta frente fria. Neste dia haverá chance de precipitação de neve e/ou chuva congelante nas partes mais altas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina", diz trecho da publicação feita pelo Cptec
Na sexta-feira Cuiabá poderá registrar mínima de 13° e máxima de 24°. No sábado, os termômetros poderão marcar de 6° a 27°. Já no domingo, a máxima pode atingir 37° e a mínima 12°. Em Chapada dos Guimarães o frio já pode ser sentido de forma considerável desde a sexta, quando a mínima poderá chegar a 4 graus e a máxima a 21°. No sábado, dia mais frio de acordo com o Cptec, a mínima pode ser de -3 e a máxima de 23°. Já no domingo os termômetros marcam máxima de 33° e mínima de 6°.
A queda na temperatura causará uma mudança térmica brusca, em ambas as cidades. Nesta quarta-feira, por exemplo, Chapada marca 36 graus de máxima e Cuiabá 40°.