O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), comunicou na manhã desta terça-feira (29) que não mais será realizada a cerimônia de posse para o novo mandato. A medida visa garantir a segurança daqueles que participariam do ato, uma vez que é crescente o registro de novos casos do coronavírus em Cuiabá nas últimas semanas. Foi de posse dos dados que o emedebista informou a decisão de cancelamento.
O evento estava marcado para as 19 horas, do dia primeiro de janeiro de 2021, no Centro de Eventos do Pantanal.
"Pinheiro reafirma sua preocupação em cuidar da segurança da população e que neste momento de pandemia zelar pela economia dos recursos públicos é de extrema importância", diz trecho da nota emitida pela Prefeitura de Cuiabá.
Conforme dados divulgados pela Prefeitura de Cuiabá nesta segunda-feira (28), até o momento foram registrados 40.114 residentes infectados, 7.598 contaminados de outras cidades atendidos na capital, 1.162 óbitos de pessoas que residem na cidade e outras 460 mortes de pessoas de fora que aqui estavam para receber tratamento.
A prefeitura informa de o prefeito e o vice participarão do evento de posse na Câmara Municipal, marcado para as 15 horas. Logo depois que os 25 vereadores forem empossados, ocorrerá a eleição para a escolha da nova Mesa Diretora. Juca do Guaraná Filho (MDB) é o mais cotado para assumir a presidência da Casa.
Emanuel Pinheiro foi reeleito para conduzir Cuiabá por mais quatro anos, juntamente com o vice Roberto Stoppa (PV), que já foi anunciado como o novo secretário de Educação de Cuiabá.
O emedebista conquistou o novo mandato em uma eleição muito acirrada, decidida em segundo turno. Estiveram na segunda etapa do pleito municipal Emanuel Pinheiro e Abílio Júnior (Pode). Pinheiro foi reeleito com 135.871 votos, o que corresponde a 51,15% dos votos válidos.
Várzea Grande
Ao passo que Cuiabá decidiu suspender o evento de posse, Várzea Grande manterá a cerimônia, marcada para as 18 horas do dia primeiro, no Ginásio Fiotão. O prefeito eleito para gerenciar o município pelos próximos quatro anos foi Kalil Baracat (MDB). Segundo a assessoria do emedebista, a cerimônia só não ocorrerá se houver alguma decisão judicial que a impeça.
A princípio os 21 vereadores eleitos podem levar 5 convidados cada. O limite será de 200 pessoas presentes. Caso não possa ocorrer de maneira presencial, a posse será realizada por meio de live.
Baracat foi eleito com 50.918 votos, o que representa 46,12% dos votos válidos. Ele foi o candidato escolhido por Lucimar Campos (DEM) para suceder a sua gestão.
Baracat é empresário e já desempenhou o papel de vereador pelo município, sendo eleito no pleito de 2012. Oriundo de família tradicional na cidade, possui longa trajetória na política. Baracat é filho de Nico e neto de Sarita.