A Polícia Militar prendeu dois homens, que não tiveram suas identidades reveladas, na manhã deste domingo (2), em Chapada dos Guimarães pela prática de boca de urna. A ação é considerada crime eleitoral. Ambos estavam nas imediações da Escola Estadual Ana Tereza Albernaz, um dos locais de votação que mais concentram eleitores na cidade, entregando santinhos da candidata a deputada federal Neuma Moraes (PSB).
Os policiais perceberam um comportamento suspeito e quando abordaram os dois homens constataram que carregavam 99 santinhos nos bolsos. Depois de presos eles foram conduzidos à sede da Delegacia de Chapada dos Guimarães. Até este momento, esse foi o único registro de crime eleitoral no município.
O santinho carregava no verso uma cola para o eleitor já preenchida. Além de pedir votos para Neuma, a cola ainda trazia os números de Juca do Guaraná Filho (MDB) para deputado estadual, para Neri Geller (Progressistas) que disputa ao Senado, para Márcia Pinheiro (PV), que concorre como governador e para o presidenciável Lula (PT).
A boca de urna e distribuição de propaganda eleitoral são proibidas no dia da eleição. Quando cabos eleitorais se dirigem a eleitores que estão chegando no seu local de votação para pedir votos para determinado candidato é crime previsto desde 1997.
Conforme a legislação, a punição é detenção de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa no valor de R$5 mil a R$15 mil.