O médico sanitarista e deputado estadual Lúdio Cabral (PT) elaborou uma análise, mediante os dados referentes à pandemia no estado, que mostra que Mato Grosso atingiu o platô no que diz respeito ao comportamento do novo coronavírus. Isso significa dizer que as ocorrências chegaram a um estágio de estabilidade e em breve haverá uma redução da curva de contanimação.
“É muito provável que nós já estejamos na descida da curva epidêmica, embora mantenhamos um número alto de casos novos todos os dias e grande demanda por leitos de UTI, felizmente sem fila de espera. Há muitas semanas eu estava esperando por números que trouxessem esse cenário”, disse o parlamentar.
O parlamentar também destacou a redução do número de óbitos registrados diariamente – de 37 para menos de 30 – e apontou como prováveis explicações para isso a atualização atrasada das notificações e os resultados tardios de testes positivos, quando o paciente já se encontra na segunda semana de infecção ou até mesmo após a conclusão do ciclo.
A análise foi apresentada durante reunião da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, na última segunda-feira (17).
Leia mais: Jornada de 8 horas presenciais é precipitada, diz Lúdio
Apesar da mudança no cenário, o petista alertou para os riscos de retomar as atividades escolares presenciais e considerou precipitado o decreto do governo do estado que restabelece a jornada de trabalho de oito horas diárias para todos os servidores públicos estaduais.
“Seus estudos têm engrandecido muito a nossa comissão. Se o governo tivesse escutado mais a Comissão de Saúde e os números levantados por você desde o início, talvez pudéssemos ter poupado muitas vidas”, ponderou o presidente da Comissão de Saúde, deputado Dr. Eugênio (PSB).
Conforme dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde nesta terça-feira (18), Mato Grosso registrou até o momento 76.540 casos confirmados da Covid-19 , sendo 2.437 óbitos em decorrência do vírus. Do total de registros, 19.508 estão em monitoramento e 54.595 estão recuperados.
Leia mais: Mato Grosso registra queda no número de mortes
O consórcio nacional de veículos da imprensa apontou Mato Grosso como um dos dez estados brasileiros com queda no número de mortes pela Covid-19. A classificação foi divulgada no último dia 14, durante exibição do Jornal Nacional, da TV Globo.
Além de Mato Grosso, também estão na lista de estados com redução no número de mortes Acre, Roraima, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Espírito Santo e Rio de Janeiro. (Com assessoria)