NOTICIÁRIO Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026, 10:38 - A | A

Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026, 10h:38 - A | A

REALEZA

Ex-príncipe Andrew preso em investigação ligada ao caso Epstein 

Da Redação com ABr

A Polícia do Vale do Tâmisa prendeu nesta quinta-feira (19), em Norfolk, Reino Unido, o ex-príncipe Andrew Mountbatten-Windsor, irmão mais novo do Rei Charles III. A detenção ocorre no dia em que o ex-príncipe completa 66 anos e está ligada a investigações sobre má conduta em cargo público, segundo a polícia britânica. A notícia impacta a monarquia britânica ao expor suspeitas de envolvimento com o financista Jeffrey Epstein, condenado por crimes sexuais, e pode reforçar debates sobre transparência na família real.

As autoridades não divulgaram o nome do detido inicialmente, conforme diretrizes nacionais para proteger a integridade da investigação. No entanto, a BBC e o The Guardian confirmaram tratar-se de Andrew, que nega as irregularidades. Segundo a polícia, ele foi preso em Wood Farm, propriedade em Sandringham, e buscas foram realizadas em endereços em Berkshire e Norfolk. O ex-príncipe permanece em custódia.

As suspeitas envolvem o envio de relatórios comerciais confidenciais do governo britânico a Epstein em 2010, quando Andrew atuava como representante especial do Reino Unido para Comércio Internacional. Documentos recentes do caso Epstein, divulgados em 2025, complicaram sua situação, sugerindo que ele teria compartilhado informações sobre viagens oficiais a países como Vietnã e Cingapura.

Além disso, Andrew aparece em fotos comprometedoras com meninas supostamente menores de idade, cujas circunstâncias não estão claras. Em outubro de 2025, o Rei Charles III retirou seus títulos reais e ele deixou a casa em Windsor após denúncias de ligação com a rede de pedofilia de Epstein.

O Rei Charles III expressou profunda preocupação com a prisão do irmão em comunicado oficial. "Recebi com profunda preocupação a notícia sobre Andrew Mountbatten-Windsor e a suspeita de má conduta em cargo público. O que se segue agora é o devido processo legal, justo e adequado, pelo qual esta questão será investigada da maneira apropriada e pelas autoridades competentes. Deixe-me afirmar claramente: a lei tem que seguir seu curso", afirmou o monarca.

As informações são da Agência Brasil com agências internacionais.

 



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png