NOTICIÁRIO Quinta-feira, 02 de Fevereiro de 2023, 15:30 - A | A

Quinta-feira, 02 de Fevereiro de 2023, 15h:30 - A | A

NA PRÓXIMA SEMANA

Formação de blocos por deputados será discutida em Colégio de Líderes 

Da Redação

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (UB) afirmou que a reunião do Colégio de Líderes, marcada para a próxima quarta (8), antes da sessão, será destinada a discutir a formação dos Blocos Parlamentares na Casa de Leis. 

As discussões em torno da formação dos blocos deveriam ocorrer na próxima semana, segundo Botelho, no entanto, alguns parlamentares se adiantaram e já apresentaram pelo menos três blocos. Para o presidente, isso é um sinal de que os parlamentares estão animados para trabalhar. 

A formação de blocos precede a composição das comissões permanentes da Casa. Os blocos já formados foram batizados de “Experiência e Trabalho” (PT-PSD-Republicanos); “Movimento Democrático Brasileiro” (MDB) e “Direita Democrática” (Cidadania-PL-PTB) – respectivamente sob a liderança do deputado Wilson Santos (PSD), deputada Janaína Riva (MDB) e deputado Elizeu Nascimento (PL). 

O Bloco Parlamentar tem existência restrita à Legislatura, devendo o ato de sua criação e as alterações posteriores serem apresentadas por escrito à Mesa Diretora para registro e publicação. A composição precede a formação das comissões permanentes. Cada bloco composto por cinco parlamentares tem o direito de indicar um membro de casa comissão. 

Botelho afirma que os blocos que foram apresentados já terão validade. “Aqueles que já formaram os blocos e já encaminharam vai valer, serão considerados para a indicação nas comissões. Eles anteciparam o trabalho que iria começar semana que vem. Todos estão com vontade de trabalhar”, asseverou. 

Novas regras

No final do ano passado, o plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, em segunda votação, o Projeto de Resolução n. 900/2022 – proposto pela Mesa Diretora -, que altera o Regimento Interno da Casa e resultará em significativas mudanças políticas já em 2023 - a partir desta 20ª Legislatura -, em especial no que tange à relação institucional com o Executivo estadual.  

O próximo parlamentar indicado à liderança daquele Poder, conforme o texto legal, estará impedido de concomitantemente exercer a presidência de qualquer das comissões permanentes do Legislativo.  Logo, o deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (UB), anunciada como líder do governo na Assembleia, não poderá presidir nenhuma comissão.

Na prática, a mudança reflete o aprimoramento do princípio constitucional da representatividade democrática e previne eventual conflito de interesses ao parlamentar no duplo exercício de função afastado por meio da justa restrição imposta pela alteração ao Regimento Interno do Poder Legislativo.  



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png