As obras de implantação do Sistema BRT em Cuiabá foram iniciadas nesta semana pelo Governo de Mato Grosso. Os trabalhos começaram na Avenida do CPA, nas proximidades do Comando Geral da Polícia Militar. A iniciativa começa em meio as articulações da prefeitura de Cuiabá para emplacar no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) o VLT Cuiabano, com recursos em fundo perdido estimados em quase R$ 5 bilhões. A previsão é que a resposta do Governo Federal sobre o projeto seja conhecida até março.
Segundo o Governo do Estado, neste primeiro momento, o Consórcio responsável pelo BRT trabalha no sistema de drenagem no canteiro central. Após a execução deste serviço, os trabalhos vão avançar para a construção da pista de concreto, incluindo a remoção da capa asfáltica e execução da terraplanagem.
O Governo de Mato Grosso iniciou as obras, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), com a obtenção das licenças ambientais necessárias.
Em Cuiabá, o Sistema BRT terá duas linhas. A primeira ligará o Terminal do CPA, que será construído próximo ao Comando Geral da PM, até o Terminal de Várzea Grande, passando pelas avenidas do CPA, Tenente Coronel Duarte e 15 de Novembro.
A segunda linha sairá do Terminal do Coxipó, próximo ao viaduto do Parque Cuiabá, chegando até o centro da capital.
A implantação do BRT está mais adiantada em Várzea Grande, com as obras acontecendo na Avenida da FEB. Em Cuiabá, houve demora para o início porque a prefeitura resistia ao modal. No entanto, no começo do mês, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Valter Albano, respondendo a uma representação do Estado, determinou que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) se abstivesse de qualquer ação que pudesse impedir a obra, sob pena de ser responsabilizado.
A prefeitura recorreu da decisão. O recurso foi apreciado pelo conselheiro Waldir Teis, que negou o pedido para suspender os efeitos do entendimento de Albano feito pela prefeitura. A decisão de Teis foi conhecida no último dia 12 e nesta terça-feira (16), o Governo iniciou as intervenções na Avenida do CPA.
Em entrevista concedida à Rádio Cultura, o deputado federal e vice-líder do governo Lula na Câmara Federal, Emanuelzinho (MDB) afirmou que os trâmites para a aprovação do VLT estão bastante adiantados. Ponderou, no entanto, que não vê dificuldades para que a cidade conte com os dois modais.
José Lima Ferreira 16/01/2024
É uma grande obra, e de muita valia para os usuários do transporte público. Parabéns
1 comentários