NOTICIÁRIO Terça-feira, 23 de Junho de 2026, 22:03 - A | A

Terça-feira, 23 de Junho de 2026, 22h:03 - A | A

ELEIÇÕES 2016

Mauro Mendes lança pré-candidatura ao Senado com discurso de legado e propostas para o Congresso

Mauro Camargo

O ex-governador Mauro Mendes (União) oficializou na noite desta terça-feira (23) sua pré-candidatura ao Senado Federal e, ao lado da esposa Virgínia Mendes (União), pré-candidata à Câmara dos Deputados, fez um discurso que mesclou balanço de gestão, reflexão pessoal e propostas concretas para o Congresso Nacional. Realizado em Cuiabá, o evento reuniu mais de 60 prefeitos, dezenas de vereadores, secretários de Estado, lideranças políticas e religiosas, além do governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e do presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB).

Fiel ao estilo direto e pragmático que marcou sua passagem pelo Executivo estadual, Mauro Mendes evitou o tom festivo e preferiu usar o palanque para fazer um diagnóstico do que chama de "lei frouxa" no país e apresentar as razões que o levaram a aceitar o desafio de disputar o Senado.

Balanço da gestão

Antes de falar do futuro, Mauro Mendes revisitou o passado recente. Sem citar números absolutos de obras, ele preferiu dar exemplos concretos do impacto da gestão na vida dos mato-grossenses.

"Me dá muita alegria ver, saber de quantas pontes nós construímos — não pela obra, mas pela vida e as facilidades que isso trouxe na vida das pessoas. Dos 7.800 km de asfalto que nós construímos, quantas crianças vão ter a sua vida mais facilitada no ir e vir para a escola, quantas vidas serão salvas porque as ambulâncias poderão chegar mais rápido a um centro de referência", afirmou.

O ex-governador destacou a revolução na educação pública estadual, lembrando uma promessa feita ao filho ainda em 2012. "Se Deus me permitisse ser prefeito, eu queria trabalhar para que tivéssemos escolas públicas iguais às que eu tive condição de pagar para você. E hoje, como governador, tenho a maior honra de saber que neste Estado nós temos dezenas e dezenas de escolas que são iguais ou melhores do que muitas escolas privadas."

Na saúde, ele apontou o Hospital Central, em Cuiabá, como referência nacional: "Quando olhar o ranking dos hospitais públicos brasileiros, vai estar entre os melhores, senão o melhor hospital público do país." E citou o hospital regional de Alta Floresta como exemplo da capilaridade do investimento.

O discurso também tocou no programa de assistência social Ser Família, conduzido por Virgínia Mendes. "A Virgínia não foi apenas uma primeira-dama. Ela construiu a sua própria história, a sua própria identidade, pelo seu trabalho, pela dedicação", disse, reconhecendo a atuação da esposa como voluntária à frente do programa que se tornou referência nacional.

Motivação para ir ao Senado

O tom do discurso mudou quando Mauro Mendes explicou por que decidiu disputar o Senado e não simplesmente voltar à vida privada. Ele revelou que passou semanas refletindo após deixar o governo, remoendo a decisão em silêncio.

"Essa reflexão me consumiu durante muitos dias. E na maioria das vezes, sim, lamentavelmente. Uma característica que eu tenho é que muitas vezes fico com alguma coisa na cabeça, remoendo. Não falo para não gerar expectativa, frustrações, fofoca, comentários."

O que o levou a entrar na disputa, segundo ele, foi a constatação de que o país precisa de leis mais duras contra a calúnia e a difamação, um tema que o atingiu diretamente durante os anos de gestão. Ele citou a recente condenação de um jornalista que o caluniou em 2006, com uma indenização que considera irrisória.

"Saiu agora, poucas semanas atrás, a condenação desse criminoso. E muitas vezes essa condenação vem para o muito baixo: R$ 10 mil, R$ 5 mil, como se a moral de todos nós, brasileiros, valesse tão pouco", protestou.

Mauro Mendes comparou o sistema brasileiro ao dos Estados Unidos. "Em outra democracia, se você xinga alguém, se você fala aquilo que não é verdade, seguramente você vai tomar 500 mil dólares, um milhão de dólares. Você não pode cercear ninguém de falar, mas você não pode garantir a ninguém a impunidade para caluniar, para ofender as pessoas de bem deste país."

Foi essa convicção, somada à experiência acumulada em mais de uma década de gestão pública e 21 anos de iniciativa privada, que o convenceu a não jogar "tudo isso apenas na história do passado" e tentar contribuir com leis importantes para o país.

Mauro Mendes fez questão de desvincular sua candidatura de uma disputa pessoal. Para ele, a eleição representa a continuidade de um modelo de administração focado em resultados.

"Não estamos falando aqui de escolher apenas uma pessoa. É de escolher um modelo de gestão. De um governo que é focado em resultado. Talvez eu não fui aquilo que alguns chamavam de 'o Mauro não sabe fazer política’, porque muitas vezes eu não ia para barzinho tomar cerveja, ou ia em todas as festas. Mas eu nunca me ausentei do trabalho e das responsabilidades que a mim foram dadas pelo povo de Mato Grosso."

Ele defendeu que a escolha do eleitor deve ser por alguém "sério, honesto, para que o nosso estado continue mantendo esse mesmo ritmo de prosperidade".

O ex-governador também projetou o futuro. "Imagina como nós seremos daqui a alguns anos, se continuarmos nesse mesmo ritmo, continuarmos asfaltando mil quilômetros por ano, se as nossas escolas continuarem melhorando. Tenho absoluta convicção de que nós teremos cada vez mais prosperidade, inclusão social."

Exemplo de superação

Com a mesma emoção que Virgínia demonstrara minutos antes, Mauro Mendes dedicou parte do discurso à esposa, revelando detalhes da superação pessoal dela. Ele contou que, no início da vida política, Virgínia tinha fobia social e se recusava terminantemente a dar entrevistas.

"Quando nós começamos na vida política, e aqui tem alguns jornalistas que talvez se lembrem disso, ela se recusava terminantemente a dar uma entrevista, porque ela não conseguia se superar. Virgínia, você é pra mim, pros seus filhos e talvez pra muita gente, um exemplo de superação, de esperança e de coragem."

Ele anunciou que os dois estarão juntos na campanha e, se eleitos, em Brasília. "Tenho certeza que estaremos juntos nessa pré-campanha, estaremos juntos nessa campanha. E se for a vontade de Deus e do nosso povo, estaremos juntos em Brasília."

Continuidade com Pivetta

Mauro Mendes fez questão de endossar a gestão do governador Otaviano Pivetta, seu ex-vice. "Eu não tenho a menor dúvida que você tem todos os predicados para continuar garantindo esse ciclo de prosperidade que nós abrimos juntos no estado de Mato Grosso."

Ao final, com a mesma objetividade de quem passa o bastão, ele resumiu o sentido de sua candidatura: "Essa mesma coragem, essa mesma determinação de fazer a coisa certa, se for a vontade de Deus, se for a vontade da maioria do nosso povo, vocês podem ter certeza que eu estarei lá em Brasília para agir da mesma forma e tentar construir, junto com a Virgínia, os mesmos resultados."



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png