O governador Mauro Mendes (UB) oficializou, através de decreto, a criação de uma força-tarefa destinada a investigar eventuais irregularidades em empréstimos consignados concedidos a servidores públicos. Liderada pela Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), a operação inclui a participação de diversos órgãos, entre eles a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), o Ministério Público do Estado, a Controladoria Geral do Estado e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão.
A força-tarefa, que fez hoje a primeira reunião, solicitou que todos os órgãos envolvidos encaminhem documentos e processos referentes ao tema ao Procon-MT. Segundo Cristiane Vaz, secretária adjunta de Proteção dos Direitos do Consumidor, o primeiro passo é uma análise minuciosa dos documentos, contratos e ofertas associadas aos empréstimos. "Precisamos garantir que tudo o que foi prometido aos servidores esteja formalmente documentado", declarou Vaz.
O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, reforçou o compromisso da força-tarefa em solucionar qualquer irregularidade que venha a ser constatada. Já o promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Júnior destacou que, dependendo da gravidade das irregularidades descobertas, o Ministério Público poderá propor ações civis públicas para resguardar os direitos dos servidores.






