NOTICIÁRIO Sexta-feira, 03 de Julho de 2020, 16:47 - A | A

Sexta-feira, 03 de Julho de 2020, 16h:47 - A | A

REFORÇO NA SAÚDE

Mendes anuncia 94 novas UTIs, mas diz ter dificuldade para contratar profissionais

Michely Figueiredo
Da Editoria

Até o final do mês de julho, o Governo de Mato Grosso pretende entregar mais 94 Unidades de Terapia Intensica (UTIs) em todas as regiões do estado. A medida foi anunciada pelo governador Mauro Mendes (DEM) nesta sexta-feira (3), durante entrevista concedida à TV Centro América. Além destes, Mendes também garantiu a entrega de mais 20 leitos de enfermaria e o cisteio de 159 UTIs que os municípios se comprometeram a abrir.

A medida visa ampliar a capacidade do estado para atendimento aos casos de coronavírus. Conforme reportagem publicada pelo site LeiaAgora, Cuiabá e Várzea Grande registram pelo menos 82 pessoas na fila de espera por uma vaga de UTI.

Somente na Baixada Cuiabana, já foram criadas 80 novas UTIs nos últimos meses (50 no Hospital Estadual Santa Casa e 30 no Metropolitano) e a previsão é de entregar mais 50 nas próximas semanas (20 na Santa Casa e mais 30 no Metropolitano).

“O prefeito de Cuiabá assumiu o compromisso de abrir 30. Se ele abrir as 30 dele e nós abrirmos mais essas 50, resolve em parte o problema da Baixada Cuiabana”, afirmou.

No interior, o trabalho também tem se intensificado com novos leitos nos hospitais regionais, contratações de leitos em hospitais filantrópicos e as parcerias com as prefeituras para abertura de UTIs em unidades de saúde municipais.

“Temos 159 a serem abertas no interior, nessa parceria do Governo do Estado com os municípios. Os municípios tomam as providências e o Governo do Estado paga a conta junto com o Governo Federal. São R$ 2 mil por leito, por dia. Temos esse planejamento em várias cidades, Confresa, Nova Mutum, Sinop, Tangará, e muitas outras”, relatou.

Dificuldade de contratação

O governador ainda pontuou encontrar dificuldades para contratação de equipes de saúde para que as UTIs possam funcionar.

“O nosso maior problema hoje é a dificuldade de contratação de pessoal. Colocamos um edital público para chamar 50 médicos, 300 enfermeiros, maqueiros, assistentes sociais e estamos tendo dificuldade para encontrar. Subimos o preço, elevamos o patamar salarial e demos ampla publicidade a isso. Estamos fazendo todo o esforço possível”, reforçou.

Kit Covid

Mendes registrou que o Governo do Estado está comprando medicamentos para distribuir aos municípios, de forma a possibilitar que os pacientes, assim que diagnosticados, possam receber a medicação adequada e tratar a doença já no início, aumentando as chances de cura.

“Hoje muitas pessoas ficam em casa, ignoram os sintomas e aí só quando está grave é que procuram o hospital. Quando chega, já está com o pulmão comprometido e aí é muito tarde, e lamentamos muito. Por isso a importância do tratamento precoce”, explicou.



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png