O governador Mauro Mendes (DEM) exaltou os produtores rurais de Sorriso e apontou que Mato Grosso é o estado que mais preserva o meio ambiente, uma vez que utiliza apenas 37% da sua área para a agricultura e pecuária. Aproveitando o gancho, o chefe do Executivo criticou as ONGs e apontou que muitas delas sequer conhecem a realidade do estado quando fazem a defesa da Amazônia.
Mato Grosso, considerado o celeiro do Brasil, é um dos estados que compõem a Amazônia Legal e está sendo severamente castigado por incêndios florestais. Movimentos ambientalistas criticam a inércia do governo frente a situação e ainda responsabilizam o agronegócio pelas chamas que consomem o estado.
"Esse é um Estado de gente valente, trabalhadora, que produz e conserva o meio ambiente. Somos o maior e melhor produtor do planeta. Praticamos agricultura em apenas 37% do território. 63% de Mato Grosso estão preservados. Nenhum lugar do planeta faz isso. Nenhum país do mundo debate com esses números. Meia dúzia de ONGs que não defende interesse do estado e diz que não preservamos a Amazônia. Nunca pisaram aqui", disparou durante solenidade no município de Sorriso, que contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro e foram entregues 1806 títulos de propriedades rurais.
Recentemente o presidente Jair Bolsonaro comparou as ONGs a um "câncer" que ele não consegue extirpar.
Mendes lembrou que a agricultura é o forte do estado por contar com produtores fortes, que estão construindo cidades fortes. "Ainda tem muita gente à margem desse processo e precisamos incluir. Esse é o papel do governo".
Vaias
Assim como em Sinop, Mauro Mendes voltou a ser vaiado em Sorriso. Para contrapor as vaias, o governador pontuou que assim como um pai que precisa adotar medidas duras para educar um filho, o chefe do executivo lança mão de medidas amargas para chegar ao resultado esperado.
"Governar é olhar para a maioria, para os problemas e soluções, assim como o pai que educa o filho. Às vezes é preciso puxar orelha, dar um tapinha. Dói o coração do pai e mãe. Tomei medidas com dor no coração, mas que eram corretas para Mato Grosso. O resultado está aí, um estado que investe. Então meus amigos é assim que vamos continuar. Com amor e coragem para mudar Mato Grosso para a maioria da população".
Quando anunciou que o estado será beneficiado com um programa que prevê a construção de 5 mil pontes, trocando as de madeira por concreto, o governador foi ovacionado.
"Mato Grosso será o estado brasileiro que vai fazer o maior investimento entre os 27 estados da federação. Nâo tem nenhum estado que está fazendo isso. Estamos construindo 1,1 mil km de rodovias novas e recapeando outros 1,5 mil km. Para isso precisa ter coragem. Esse mérito é do povo trabalhador, que o governo não representava corretamente".