Cuiabá amanheceu mais triste nesta quarta-feira (21). Isso porque o médico infectologista, escritor Ivens Cuiabano Scaff faleceu vítima de um câncer de fígado. Ele foi submetido a uma cirurgia a aproximadamente 15 dias e estava internado em Brasília, no Hospital das Forças Armadas (HFA). O falecimento foi confirmado pela família.
O velório ainda está indefinido, mas deve ocorrer na Academia Mato-grossense de Letras no final do dia ou nesta quinta-feira. Isso porque o corpo está sendo transladado para Cuiabá. A informação foi prestada pelo advogado e escritor Eduardo Mahon.
Ivens Cuiabano Scaff foi empossado como membro da Academia Mato-grossense de Letras no ano de 2014. Era professor aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso. Dedicou boa parte de sua produção literária ao público Infantojuvenil. Na poesia, o autor - nascido em 1951 na capital mato-grossense - destacou-se pela abordagem regional e referências a Cuiabá.
Ocupava a cadeira número 7 da AML. O patrono da cadeira foi o cônego José da Silva Guimarães.
"Ivens era - e continuará sendo - um ícone da cuiabania, uma referência do modo de vida cuiabano. Apesar de todo talento, erudição e conhecimento, cultivava a simplicidade, a alegria e o acolhimento, características próprias da gente cuiabana", declarou o jornalista Mauro Camargo.
AML manifesta pesar pelo falecimento de Ivens
A Academia Mato-grossense de Letras lamenta profundamente o falecimento de Ivens Cuiabano Scaff, titular da cadeira 7, há mais de 10 anos. A obra de Ivens Scaff é uma referência poética para gerações de admiradores e estudiosos de literatura. Colaborador da revista Vôte!, Estação Leitura, o poeta lançou Mil Mangueiras, livro de poesias que inaugura uma fase de compreensão da sua terra natal.
Ivens foi conselheiro municipal de cultura, posição usada para alavancar uma geração de novos escritores mato-grossenses. Entre outros livros de enorme sucesso, é importante sublinhar Kyvaverá e Asas de Ícaro, ambos publicados pela ed. Entrelinhas. Seu trabalho é atualmente objeto de estudo nos cursos de graduação e pós-graduação de diversas universidades públicas.
A presidência da AML comunicará aos amigos e admiradores a data vindoura da cerimônia da saudade, a ser realizada na Casa Barão de Melgaço, sede da Academia Mato-grossense de Letras.
Clara Figueiredo 21/02/2024
Não poderia deixar de externar minha tristeza pela perda dessa admirável pessoa, Dr.Ivens. Sua vida aqui entre nós não foi em vão. Deixa um enorme legado e exemplo de competência, de humanidade, simplicidade e amor. Jamais será esquecido!
1 comentários