O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Alberto Machado, afirmou nesta segunda-feira (31) que o governador Mauro Mendes (DEM) colocou a Arena Pantanal à disposição para a realização de jogos da Copa América, que será realizada no Brasil depois que Colômbia e Argentina recuaram da ideia de sediar a competição.
O anúncio de que o país sediará os jogos, que ocorrem já no próximo mês, foi feito nesta segunda-feira.
"O governador Mauro Mendes ligou pessoalmente para o (Walter) Feldman, (secretário-geral) da CBF, colocou a Area Pantanal, Mato Grosso a disposição para ser uma das sedes da Copa América. Ouvimos do Feldman que a Arena está ok, pronta. Agora, será avaliada entre todas as outras. Distância e logística serão levadas em conta, na parceria entre CBF e Conmebol. Estamos ansiosos para que a Arena Pantanal possa receber algum desses jogos", disse o secretário Alberto Machado.
Até o momento Neo Química Arena, Allianz Parque, Maracanã, Beira-Rio, Mineirão e Mané Garrincha estão cotados para a realização dos jogos. A ideia é evitar muito deslocamento com as delegações.
Brasília deve ser sede de abertura, assim como Arena Pernambuco e Arena das Dunas, em Natal, podem receber jogos. A final seria no Maracanã. A Arena da Amazônia deve ser descartada pela distância.
O evento não contará com público. Houve um pedido para que pelo menos a final fosse aberta à participação da população, no entanto, o Brasil se recusou a atender a demanda.
A Colômbia recusou a competição em razão de problemas externos. Já a Argentina recuou em virtude da pandemia de Covid-19.
Conforme a organização do evento, o Brasil teria sido escolhido por já ter expertise na realização de jogos, como Copa do Mundo em 2014 e Jogos Olímpicos em 2016.