Na manhã desta quarta-feira (9), a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Os alvos da operação batizada como Chapéu de Palha são os deputados Nininho (PSD), Dilmar Dal´Bosco (DEM), Romoaldo Junior (MDB) e o ex-deputado Mauro Savi. Em nota, a Polícia Federal informou que a operação tem como objetivo colher provas para a investigação que apura fraudes à licitação e pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos. A determinação judicial partiu da Justiça Federal em Rondonópolis. Os eventos investigados seriam referentes ao ano de 2013.
Estão sendo cumpridos 39 mandados de busca e apreensão em vários municípios de Mato Grosso (Rondonópolis, Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Alto Taquari, Itiquira, Juscimeira, Jaciara, São Pedro da Cipa, Dom Aquino, Alta Floresta) e Votuporanga (SP).
Itiquira (distante 360 km da capital) é reduto eleitoral de Nininho, onde inclusive já desempenhou o papel de prefeito. Savi teve o celular apreendido nesta manhã por agentes da PF em sua residência.
Além da cidade de Itiquira e dos gabinetes na Assembleia Legislativa, a Polícia Federal também cumpriu mandados em uma estabelecimento conhecido como Arcos da Lapa, em Cuiabá. Trata-se de uma casa de festas.
Ao todo, foram empregados mais de 130 policiais federais no cumprimento das ordens judiciais. A Controladoria Geral da União (CGU) participou da fase preliminar de levantamento das informações.
O processo segue sob sigilo. A reportagem tentou contato com os alvos e também com demais deputados, no entanto, não obteve êxito.
Atualizada às 8:40