O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), foi categórico ao afirmar que pode rever sua licença do cargo para trabalhar pela candidatura a deputada estadual da esposa, a vereadora Samantha Íris (PL), em função da mudança de partido da sua vice, Vânia Rosa. Nesta segunda-feira (2), ela oficializou a filiação ao MDB, comandado em Mato Grosso pela deputada estadual Janaina Riva.
“No que depender de mim, o MDB não assume a prefeitura de Cuiabá”, disse o prefeito em conversa com a imprensa na tarde desta segunda-feira. As declarações foram dadas durante coletiva sobre a inauguração do Centro de Atendimento Multidisciplinar de Apoio em Rede (AMAR).
O MDB abrigou até o ano passado o ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, principal alvo de Abílio Brunini enquanto foi vereador pela Capital e deputado federal. O atual prefeito atribui o caos vivenciado na cidade a uma “gestão desastrosa” desempenhada por Pinheiro, que hoje está filiado ao PSD.
“Para mim o MDB é um péssimo partido, não me representa, não representa o Brasil, é base do Lula, é um partido que eu desgosto. Ele é o partido do Emanuel Pinheiro aqui no município de Cuiabá, o Emanuelzinho é deputado federal deste partido. Eu não concordo com o partido. As decisões da Vânia são dela, não vou comentar sobre isso”, acrescentou o chefe do Executivo municipal.
Vânia era filiada ao partido Novo, que além da vice-prefeitura, ainda comanda uma das pastas mais relevantes da capital: a de Obras. O titular é Reginaldo Teixeira, que desistiu de disputar o cargo de prefeito para apoiar o projeto de Abílio.
No entanto, uma série de desentendimentos fizeram com que a relação entre Vânia e Abílio se desgastasse. Nesse confronto, a vice-prefeita disse que esperava ter recebido apoio do partido, o que na visão dela, não aconteceu.
Com planos de disputar as eleições de 2026, Vânia começou a procurar uma nova legenda e encontrou abrigo no partido comandado por Janaina Riva. Embora o prefeito já tivesse deixado claro sua aversão ao MDB, esse não foi um impedimento para que Vânia assinasse a ficha de filiação.
Ela deve disputar o cargo de deputada estadual, o mesmo cobiçado por Samantha Íris.
Leia mais: Após isolamento no Novo e confronto com Abílio, Vânia se filia ao MDB de Janaina Riva





