Com previsão de pico da pandemia de Covid-19 em agosto o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, anunciou nesta segunda-feira (27) os novos horários de funcionamento dos setores do comércio e serviço em Cuiabá. O decreto 8.020, de 27 de julho de 2020, terá validade de 15 dias.
“A cada sete dias haverá um balanço com posteriores adequações, ajustes e possíveis flexibilizações. Tudo vai depender do comportamento da doença em Cuiabá e também do comportamento de cada cidadão”, ressaltou o prefeito.
Conforme o decreto, os horários de funcionamento dos estabelecimentos são os seguintes: comércio de rua, de segunda a sábado, das 9h às 17h; shopping centers, de segunda a sábado, das 11h às 21h; Shopping Popular, de segunda a sábado, das 9h às 17h; prestação de serviços em geral, de segunda a sábado, das 8h às 16h; conveniência de postos de combustíveis e distribuidoras de bebidas, de segunda a sábado, das 12h à 21h; academias de ginástica, de segunda a sábado, das 6h às 12h e das 16h às 21h; bares e restaurantes, de segunda a sábado, das 11h às 21h; salões de beleza e barbearias, de segunda a sábado, das 10h às 20h.
A partir desta terça-feira (28) até o dia 12 de agosto o toque de recolher será das 22h às 5h.
Segundo o prefeito, os horários alternados das diferentes atividades têm como objetivo evitar aglomerações, congestionamentos no trânsito e outros transtornos.
“Esses horários desencontrados das atividades econômicas são propositais, uma forma de distribuir, ao longo do dia, a circulação de pessoas. Com isso também estamos preparando um novo modelo de desenvolvimento urbano e de mobilidade para o pós pandemia”, observou o gestor.
“Quando as aulas voltarem, também deverão seguir um horário alternativo, bem como cada atividade que for sendo retomada após a pandemia”, acrescentou o prefeito que autorizou também o funcionamento de 100% do transporte coletivo na Capital.
Ainda de acordo com o novo decreto, segue proibido o consumo de bebidas nas distribuidoras e conveniências. Nos shopping centers a venda de alimentos, nos domingos e feriados, será permitida apenas no sistema de entrega (delivery), até às 24h. Já as farmácias estão autorizadas a funcionar por 24 horas.
O prefeito disse ainda que, em uma semana, deve anunciar novas regras para o funcionamento das atividades dos ambulantes, feirantes e templos religiosos.
“Ainda não superamos a pandemia. Todas as atividades econômicas têm que se adequar às medidas de biossegurança com uso de máscara, higienização do ambiente, álcool em gel disponível, capacidade máxima de pessoas no ambiente e distanciamento social. O respeito a essas regras garante o sucesso da retomada gradual e segura das atividades econômicas e a fiscalização será rígida, tanto dos trabalhadores quanto dos clientes que estarão nos estabelecimentos”, frisou.