A primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, foi diagnosticada com Covid-19 na tarde desta qurta-feira (16). O exame ao qual se submeteu testou positivo. Apesar disso, Virginia está bem e cumpre isolamento social em casa. Por ser transplantada renal - integrante do grupo de risco - será acompanhada de perto recebendo todos os cuidados necessários. Virginia é a quarta pessoa da família a contrair o novo vírus. O governador Mauro Mendes (DEM), o filho Luiz Mendes e sua mãe também foram contaminados.
"A família agradece o carinho e as orações de todos", diz trecho da nota publicada pelo governo do estado na noite desta quarta-feira.
Mauro Mendes testou positivo para a doença em junho deste ano. Ficou em isolamento, mas mesmo assim não deixou de trabalhar por Mato Grosso. No entanto, no regime de teletrabalho. Dois meses depois do diagnóstico positivo, Mendes sentiu um mal estar quando estava em São Paulo. Ao chegar na unidade hispitalar, foi internado com pneumonia. Ficou sete dias hospitalizado para receber o tratamento devido.
A mãe da primeira-dama também precisou ser hospitalizada em função da doença. Até esta quarta-feira, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde, Mato Grosso registrava 109.442 casos de coronavírus e 3.204 óbitos em decorrência da Covid-19. De acordo com o secretário estadual de Saúde, a proporção é que para cada dignóstico confirmado, existam 10 sem confirmação. Desta forma, Mato Grosso já teria mais de 1 milhão de infectados pela doença. Para confirmar o número real de infectados, Mato Grosso faz uma pesquisa em campo, que deverá apresentar os resultados no final do mês.
Como ainda não existe vacina contra o coronavírus, o recomendável é que se mantenha o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização rotineira das mãos com água e sabão ou álcool gel.