Um incêndio criminoso no lixão de Chapada dos Guimarães avançou e atingiu as casas que abrigam famílias que foram retiradas da área verde do Vale Chapada e realocadas no bairro Pôr do Sol. O fogo teve início na noite desta terça-feira (6) e com o vento migrou destruindo totalmente a casa de um dos moradores do local. Embora o fogo tenha causado perdas materiais, nenhuma pessoa ficou ferida.
A prefeitura de Chapada dos Guimarães prestou assistência às famílias, encaminhando para o local um caminhão pipa, servidores da saúde e da assistência social. Também estiveram presentes policiais militares, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu) e voluntários que ajudam a combater as chamas.
A casa atingida foi de um morador identificado como seo Antonio Sucateiro, que tem como forma de sobrevivência o recolhimento de sucata.
Com o vento, o fogo se espalhou queimando um trecho da MT-251 e entrando mata adentro. As chamas ainda não foram controladas.
Na área urbana, a prática de queimada é vedada em qualquer circunstância. Considerada crime ambiental pode resultar no pagamento de multa e até mesmo prisão.