De acordo com informações divulgadas pelo Sindicato dos Profissionais da Área Meio do Poder Executivo de Mato Grosso (Sinpaig-MT), sete entidades sindicais protocolaram, nesta segunda-feira (4), um requerimento solicitando à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) a prorrogação, por mais 90 dias, da suspensão dos descontos em folha de pagamento referentes a contratos com a Capital Consig e empresas associadas.
A suspensão foi determinada em maio de 2025, após identificação de irregularidades em contratos de crédito consignado com servidores públicos estaduais. A medida teve como base relatório preliminar do Procon-MT e parecer da Procuradoria-Geral do Estado.
No pedido protocolado, os sindicatos alertam que o prazo da suspensão está prestes a se encerrar, enquanto o processo administrativo segue em andamento na Controladoria-Geral do Estado (CGE) e na força-tarefa criada por decreto estadual. Segundo as entidades, a retomada dos descontos antes da conclusão das apurações gera insegurança jurídica e financeira para os servidores atingidos.
As organizações solicitam ainda que o governo estadual divulgue um cronograma para encerramento das investigações e comunique oficialmente o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) e o Procon-MT sobre a decisão.
Além do Sinpaig, assinam o requerimento os sindicatos Sindes-MT, Sintema-MT, Sintesmat, Sintep-MT e Sinpol-MT. O protocolo do pedido na Seplag está registrado sob número SEPLAG-PRO-2025/05851, com assinatura da assessoria jurídica AFG & Taques Advogados Associados.