NOTICIÁRIO Segunda-feira, 28 de Julho de 2025, 09:02 - A | A

Segunda-feira, 28 de Julho de 2025, 09h:02 - A | A

KID PRETOS

STF interroga militares e policial federal acusados em trama golpista

Da Redação com Abr

Um juiz auxiliar do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, iniciou nesta segunda-feira (28), a partir das 9h, o interrogatório dos réus que pertencem ao Núcleo 3 da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). As informações foram veiculadas pelo jornalista André Richter, da Agência Brasil, e referem-se à investigação sobre a alegada tentativa de golpe de Estado para reverter os resultados das eleições presidenciais de 2022.

O grupo em questão é composto por 11 militares do Exército e um policial federal. Parte desses militares integrava o Batalhão de Forças Especiais do Exército, cujos soldados são popularmente conhecidos como "kids pretos". Todos os indivíduos deste núcleo respondem por crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, e deterioração de patrimônio tombado.

Os denunciados que compõem este núcleo são acusados de planejar "ações táticas" com o objetivo de efetivar o plano golpista. Entre as ações atribuídas a eles, estão o monitoramento do ministro Alexandre de Moraes e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, indicando um nível de planejamento e execução de ações relacionadas à alegada trama.

Na condição de réus, os acusados têm o direito constitucional de permanecer em silêncio diante das perguntas que lhes forem formuladas. O interrogatório é conduzido pelos representantes da PGR e da equipe do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, que acompanha de perto o desenrolar das oitivas.

A denúncia da PGR sobre a trama golpista foi estruturada em quatro núcleos distintos para facilitar a investigação e o andamento processual. Os réus dos núcleos 1, 2 e 4 já foram interrogados em etapas anteriores do processo. O Núcleo 1, que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus, encontra-se na fase de alegações finais e a expectativa é que seu julgamento seja concluído em setembro.

Os réus que estão sendo interrogados nesta segunda-feira são: o coronel Bernardo Romão Correa Netto, o tenente-coronel Cleverson Ney Magalhães, o general Estevam Theophilo, o coronel Fabrício Moreira de Bastos, o tenente-coronel Hélio Ferreira, o coronel Márcio Nunes De Resende Júnior, o general Nilton Diniz Rodrigues, o tenente-coronel Rafael Martins de Oliveira, o tenente-coronel Rodrigo Bezerra de Azevedo, o tenente-coronel Ronald Ferreira de Araújo Júnior, o tenente-coronel Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros, e o policial federal Wladimir Matos Soares.



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png