O Hospital São Benedito, localizado em Cuiabá, fez da tecnologia uma aliada para reduzir o sofrimento dos pacientes que precisam de internação em função de complicações decorrentes do novo coronavírus. Angústia que se estende aos familiares, que ficam impedidos de confortar os entes queridos nesse momento delicado. A coordenação de Qualidade e do serviço de Psicologia da unidade hospitalar passou a ofertar, a partir desta quinta-feira (16), a Visita Virtual.
O primeiro paciente atendido pelo serviço foi V.O., 54 anos, internado há 13 dias. Entre os familiares que V.O. fez contato está a mãe dele, de 84 anos. “Como está linda minha veínha. Oi mãe, estou bem, fica atenta que a qualquer hora receberei alta e vou para casa, os meus companheiros de quartos já foram, só falta eu. Cuida lá das minhas coisas no fogão de lenha, viu. Que eu já estarei de volta em casa”, relatou emocionado.
“A nossa ideia é promover reencontros não apenas desses pacientes que estão em recuperação avançada, mas também aos mais agravados. Afinal, a Covid-19 impossibilita que esses encontros aconteçam pela gravidade da doença e muitos familiares não têm a possibilidade de ver se esse paciente está sendo bem tratado e infelizmente, em casos de óbito de se despedirem de seus entes queridos. Por isso, nossa equipe faz contato com o familiar e caso haja o interesse, estaremos aqui para fazer a Visita Virtual e acolher ambos da forma mais humanizada possível”, disse a psicóloga Rafaela Martins.
De acordo com a mãe, V.O percorreu vários hospitais em decorrência de uma lesão na coluna. Nas idas e vindas, sua baixa imunidade podem ter sido uma das causas da contaminação. Para ela, a gratidão de poder ouvir a voz do filho e saber que ele está bem não tem preço. “Foi muito gratificante. Só gratidão por essa iniciativa do hospital. A gente recebe os boletins, mas nada se compara a ver ele e ter certeza de que ele voltará para casa bem”, reforçou a mãe emocionada.
V.O é um dos pacientes que já estão em fase de recuperação avançada e já não necessita de intubação. No entanto, a iniciativa abrangerá inclusive pacientes graves. Em todos os casos é necessário interesse e agendamento prévio dos familiares.
“Infelizmente estamos passando por momentos jamais vistos, onde as equipes médicas estão se doando de forma excepcional para salvar todas as vidas que chegam para nós. Todas essas dedicações aliadas às medidas de biossegurança atrapalham que os boletins médicos sejam repassados com a dedicação que os familiares anseiam. Por conta disso, a partir da próxima semana, passaremos a ofertar também o boletim presencial. Ele será realizado por agendamento e dias específicos, mas é mais uma forma de humanizarmos o acolhimento aos familiares”, informou a coordenadora de Qualidade do Hospital São Benedito, Maria de Lurdes Wollinger.
O veto a visitas aos hospitalizados por Covid-19 é uma das medidas de biossegurança orientadas pela Organização Mundial de Saúde. (Com assessoria)