OPINIÃO Segunda-feira, 20 de Novembro de 2023, 11:21 - A | A

Segunda-feira, 20 de Novembro de 2023, 11h:21 - A | A

CAROL BISPO

Cabelos afro: dores e libertação - parte II

Carol Bispo

Visagista, especialista em cabelos naturais, designer de cortes, acadêmica de Psicologia, palestrante e idealizadora do método Cabelo do Dia Seguinte. Instagram: @carolbispo_visagista

Como falamos no artigo anterior, a transição para os cabelos naturais muitas vezes é um processo de cura e libertação. Mas não acaba aí. Percebo que muitas mulheres que conseguem superar as barreiras do preconceito e ‘assumir’ seus cabelos afro, lidam com uma série de questões após esse processo. 

Muitas vezes, durante a adaptação, elas ainda não se reconhecem com aquele cabelo e nem aprenderam a administrá-lo. Não sabem os produtos, as formas de pentear e nem as possibilidades que aquele cabelo oferece. Quem tem o cabelo cacheado ou crespo teve o cabelo esculpido pela natureza, um cabelo que já vem pronto para curtir qualquer momento. 

Me deparo com clientes surpresas com o fato de que aquela nova mulher em frente ao espelho atrai olhares, é cobiçada, ou seja, é um universo novo e um esforço para compreender a potência desse cabelo. O afro, o cacheado, o crespo são alegres, atraentes, dinâmicos e a palavra de ordem que carrega é: liberdade. 

Podemos comemorar e celebrar pois já vencemos muito. Ultrapassamos muitas barreiras do preconceito. Nossas vozes e os reais potenciais da beleza negra estão ganhando força. É a afirmação da nossa identidade, da nossa história e de tudo que envolve ela. 

O Dia da Consciência Negra incentiva a celebração da diversidade dos tipos de cabelo entre as pessoas negras. Isso ajuda a combater estereótipos de beleza e auxilia a promover a aceitação dos cabelos naturais.

Cada fio de cabelo cacheado, afro ou crespo é uma afirmação de nossa herança cultural, um lembrete de nossa resiliência e uma celebração da beleza que transcende os padrões impostos. Quando aceitamos e amamos nossos cabelos naturais, estamos fortalecendo não apenas nossa identidade, mas também construindo um mundo onde a diversidade é celebrada e o preconceito desaparece.



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png