O secretário municipal de Planejamento e Orçamento, Aislan Galvão, participou do evento Encantro Nacional sobre Compostagem Urbana - Tour de Compotagem com Cidades, na cidade de Florianópolis (SC) a fim de encontrar soluções para o encerramento do lixão no município de Chapada dos Guimarães. Hoje os moradores da zona urbana produzem 10.380 quilos de resíduos diariamente e 51% deste total é composto por resíduo orgânico. A realização do encontro foi uma iniciativa promovida pelo Instituto Pólis com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, prefeitura de Florianópolis e organizações da sociedade civil. O encontro começou no dia 30 de junho e se estendeu até 4 de julho.
“O evento foi uma verdadeira imersão em soluções práticas, aplicáveis à nossa realidade. Voltamos com ideias concretas para estruturar políticas públicas mais sustentáveis e inclusivas”, afirmou Aislan Galvão.
A experiência trouxe contribuições diretas para o município de Chapada dos Guimarães, como o planejamento de sistemas comunitários e institucionais de compostagem, programas permanentes de educação ambiental e o uso de tecnologias acessíveis como a vermicompostagem (ou minhocultura). Também foram abertas possibilidades de parcerias com o Instituto Pólis, a Prefeitura de Florianópolis e a Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS).
Durante cinco dias, representantes de diversos municípios brasileiros participaram de oficinas, palestras e visitas técnicas a centros de valorização de resíduos, pátios descentralizados e programas-modelo de coleta seletiva de orgânicos.
O Instituto Pólis e o Global Methane Hub reforçaram, durante o evento, o papel da compostagem na mitigação de emissões de metano e na promoção da justiça socioambiental. Em seguida, a Prefeitura de Florianópolis apresentou o programa Lixo Zero, reconhecido nacionalmente por sua estrutura técnica, alta adesão popular e resultados concretos na redução de resíduos destinados a aterros.
Além de conhecer o sistema de coleta porta a porta e os pátios de compostagem remunerados por tonelada, os participantes também assistiram à palestra do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que apresentou os editais de fomento à compostagem, com destaque para Chapada dos Guimarães, contemplada com recursos de R$ 799 mil voltados ao fortalecimento da Coopchamar e da coleta seletiva.
As visitas incluíram o Centro de Valorização de Resíduos (CVR Itacorubi), projetos comunitários como o Pátio Pacuca e a AMAPRI, e a empresa Composul, que utiliza tecnologias avançadas como a membrana GORE® COVER.
Ao participar do Tour de Compostagem com Cidades, Chapada dos Guimarães reafirma seu alinhamento com os compromissos do Acordo de Paris, o Plano Nacional de Resíduos Orgânicos (PLANARO) e o Pacto pelo Fim dos Lixões.