Engana-se quem pensa que o consumo de narguilé é uma prática inofensiva. Além de possibilitar a dependência química, por ter nicotina, o consumidor tem chance dobrada de desenvolver doenças psiquiátricas, como ansiedade e depressão. Logo, a ideia de fumar para relaxar e curtir está equivocada. Conforme a pneumologista Keila Maia, ainda existe o risco maior de desenvolver doenças físicas, principalmente respiratórias.
A prática, muito difundida entre os jovens, é vista como uma forma de socialização e está quase sempre associada ao consumo de álcool. Essa relação tabaco/álcool faz com que ambas as drogas se potencializem, tornando a experiência mais prazerosa, demorada e ainda mais arriscada.
O uso do tabaco aumenta em quatro vezes o risco de desenvolver câncer de boca, duas vezes a possibilidade de ter enfisema, assim como câncer de pulmão. Gestantes que são usuárias de tabaco apresentam risco duas vezes maior de ter parto prematuro. Também é dobrada a chance de desenvolver doenças metabólicas, como hipertensão, diabetes e obesidade. Fora o risco aumentado para AVC e , no caso específico do narguile, de contrair doenças infecciosas, pelo uso compartilhado da mangueira, utilizada para inalar a fumaça resultante da queima do tabaco.
Essas doenças vão desde pneumonia, passando pela turberculose e chegando a hepatite.
Mas, diante de todos esses riscos, como pais ainda são flexiveis e por vezes até participam das rodas de narguile com seus filhos? Para a pneumologista, a atitude é fruto da desinformação.
"Estudos mostram que quem usa tabaco tem perspectiva de vida 20 anos a menos que sua genética, desenvolve muitas doenças como infarto do miocardio, avc, câncer de múltiplas localizações. O ujovem não tem nenhuma percepção disso, fuma porque gosta, para quando quer. Mas a nicotina é mais difícil de ser abandonada. É mais fácil parar de beber do que parar de fumar. Isso é favorecido pela aceitação social do narguile, a permissividade social por parte dos pais. Acham que são meninos, que estão brincando. Mas é uma droga potente e pode acarretar danos. Se você usa uma coisa que te lesa, vai ter danos", alerta a pneumologista.
Uma hora de consumo de narguile se iguala a fumar de 100 a 200 cigarros. Isso porque a água presente no cachimbo suaviza a fumaça inalada, evitando a ardência da garganta, ocasionada, por exemplo, pelo uso excessivo do cigarro convencional. Diante do alívio, a roda de narguilé pode durar mais tempo.
Para haver a dependência da nicotina, conforma explica Keila Maia, bqasta o usuário fazer uso do narguilé algumas vezes na semana.
Assista agora ao vídeo completo e saiba mais sobre os riscos e o que motiva os jovens a buscarem a nicotina:
Cintia 07/07/2023
Eu fumei narguilé é minha ansiedade atacou, só que n sou acostumada, fumo raramente socialmente tipo a cada 4 semanas ou mais é normal isso eu vou morre ??
1 comentários