COTIDIANO Sexta-feira, 25 de Julho de 2025, 07:23 - A | A

Sexta-feira, 25 de Julho de 2025, 07h:23 - A | A

EM 2026

Fibromialgia passa a ser considerada deficiência

Da Redação com ABr

 

 

Segundo informações da Agência Brasil, a partir de janeiro de 2026, pessoas com fibromialgia serão oficialmente reconhecidas como pessoas com deficiência (PcD). A determinação consta na Lei 15.176/2025, sancionada sem vetos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial da União. A norma foi aprovada pelo Congresso Nacional em 2 de julho e entra em vigor 180 dias após a publicação.

A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dores musculares e articulares, tontura, fadiga, ansiedade e depressão. A condição está relacionada à “sensibilização central”, disfunção que torna os neurônios ligados à dor excessivamente excitáveis.

Com o reconhecimento legal, pessoas diagnosticadas terão acesso a direitos como cotas em concursos públicos e isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de veículos. Para obtenção dos benefícios, uma equipe de saúde composta por médicos e psicólogos deverá atestar a limitação para participação em atividades em igualdade com outras pessoas.

No Distrito Federal, a fibromialgia já era considerada deficiência, mas agora o entendimento será aplicado nacionalmente. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para quem possui a síndrome.



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png