O Hospital Central do Estado de Mato Grosso, localizado no Centro Político Administrativo, em Cuiabá, está aberto para visitação pública até o dia 6 de janeiro de 2026, antes do início oficial dos atendimentos à população.
A unidade foi inaugurada na última sexta-feira (19), marcando a conclusão de uma obra que ficou paralisada por 34 anos e foi retomada definitivamente em 2020 pela atual gestão do Governo do Estado. Ao longo do processo, a estrutura original passou por ampliação e modernização, passando de 9 mil m² para 32 mil m² de área construída, com foco no atendimento de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou a importância da entrega. “Essa entrega é um presente para Mato Grosso. As visitas estão abertas para que todos conheçam a excelência da estrutura que irá atender a população de forma 100% gratuita. É uma grande conquista para a saúde pública”, afirmou.
As visitas guiadas podem ser agendadas por meio do site oficial do Governo do Estado. Após o período de visitação, o hospital passará por um processo de desinfecção e preparação final para iniciar os atendimentos no dia 19 de janeiro de 2026, quando receberá o primeiro paciente.
Na fase inicial de operação, serão ofertados os serviços de Urologia, Cirurgia Pediátrica e Ortopedia (Pediátrica e Oncológica). Os demais atendimentos serão implantados gradualmente em três etapas, com previsão de conclusão até abril.
O Hospital Central contará com 287 leitos, sendo 191 de enfermaria e 96 de cuidados intensivos, dos quais 60 são de UTI. A estrutura inclui ainda dez salas cirúrgicas, com tecnologia para cirurgias robóticas, além de duas salas de hemodinâmica, destinadas a procedimentos minimamente invasivos






