A cantora e empresária Preta Gil morreu neste domingo (20), aos 50 anos, em Nova Iorque. Ela estava nos Estados Unidos desde o mês de maio para realizar um tratamento contra um câncer no intestino, diagnosticado no início de 2023. A família da artista confirmou a informação por meio de uma nota oficial divulgada em redes sociais.
No comunicado, a família informou sobre o falecimento e os próximos passos. "É com tristeza que informamos o falecimento de Preta Maria Gadelha Gil Moreira, em Nova Iorque, onde estamos neste momento cuidando dos procedimentos para sua repatriação ao Brasil. Pedimos a compreensão de tantos queridos amigos, fãs e profissionais da imprensa enquanto atravessamos esse momento difícil em família. Assim que possível, divulgaremos informações sobre as despedidas".
Preta Gil tornou público seu diagnóstico em janeiro de 2023. Na ocasião, ela revelou ter um "adenocarcinoma na porção final do intestino", após ser internada por seis dias devido a um desconforto. A descoberta da doença e o início do tratamento impediram a realização do seu tradicional "Bloco da Preta" no carnaval daquele ano.
Filha do músico Gilberto Gil e da produtora Sandra Gadelha, Preta Maria Gadelha Gil Moreira completaria 51 anos no dia 8 de agosto. Ao longo de sua carreira, iniciada com o álbum "Prêt-à-Porter" em 2003, lançou quatro discos e se consolidou com shows por todo o país e grande presença no carnaval. Ela deixa um filho, Francisco Gil.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou-se sobre a morte da cantora. Em uma publicação, ele declarou que "Preta era uma pessoa extremamente querida e admirada pelo público e pelas pessoas que tiveram a felicidade de conviver com ela. Os palcos e os carnavais que ela tanto animou sentirão sua falta".
O presidente também informou que telefonou para Gilberto Gil, pai da cantora e ex-ministro da Cultura em seu governo entre 2003 e 2008, para expressar suas condolências e oferecer apoio à família.
Outras autoridades e personalidades também lamentaram o falecimento. A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e clubes de futebol, como o Flamengo, time do qual Preta era torcedora, publicaram notas de pesar.
A família da cantora está cuidando dos procedimentos para o translado do corpo ao Brasil. Informações sobre as cerimônias de despedida serão divulgadas posteriormente.
Fontes: Agência Brasil e portais de notícias.