Inovação é uma solução fundamental para a sustentabilidade e permanência das organizações no mercado. Antes, o que significava uma ação arrojada, fato isolado ou diferencial em determinada empresa, agora faz parte dos requisitos de excelência nas culturas organizacionais inovadoras em todo o mundo.
De acordo com definições de dicionários, a palavra inovação é oriunda do termo em latim innovatio, que faz referência a criação de algo novo, ideias ou objetos que são criados e não se identificam com os padrões anteriores.
Partindo para o ecossistema de inovação no Brasil com reflexo direto na região centro-oeste, de acordo com o relatório de gestão de participantes elaborado pelo Prêmio Nacional de Inovação (PNI), o Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso Tech Hub registrou um aumento de 264% no número de empresários comprometidos e atuantes no ecossistema de inovação nos últimos dois anos.
No mesmo período, foi possível evidenciar um aumento de 25% na quantidade de investidores que atuam com inovação no estado. Além do acréscimo de investidores, o volume total de recursos aportados nas empresas e instituições do ecossistema de inovação também teve aumento no mesmo período.
Ainda nos últimos anos, foi possível identificar um acréscimo superior a 30% nos instrumentos e mecanismos do ecossistema de inovação e com isso, houve contribuição para alavancar novos negócios e startups.
De acordo com a coordenadora de Inovação do Instituto Senai, Elena Paiva, o relatório ainda apontou que a unidade foi procurada por organizações para desenvolver projetos de inovação. “Esses projetos de inovação poderão servir para um programa permanente de investimentos em startups e com isso, a quantidade de empresas realmente atuantes no ecossistema de inovação entraria em outro patamar em Mato Grosso”, pontua.
Para ampliar o debate sobre o tema, a Semana de Inovação de Mato Grosso (SIMT) foi criada em 2021 com o objetivo de debater ideias inovadoras e tecnológicas, nas mais diversas áreas, com potencial para serem desenvolvidas no estado.
“Partindo para o ecossistema de inovação na região centro-oeste, temos muito o que fazer com o objetivo de desenvolver a atuação da inovação nas organizações. O fomento de iniciativas contribui para o aumento de produtividade pelo setor econômico, além de acelerar o desenvolvimento científico e tecnológico em Mato Grosso”, aponta o gerente de Tecnologia e Inovação do Senai MT, Anderson Domingos.
Neste ano, a segunda edição da SIMT acontece entre os dias 19 a 23 de setembro, com a finalidade de auxiliar no fortalecimento e na unificação de estratégias do ecossistema estadual de ciência, tecnologia e inovação.