Não haverá disputa para o comando do Legislativo estadual. Depois do entendimento entre os deputados Eduardo Botelho (UB) e Max Russi (PSB), que acordaram manter as posições atuais de presidente e primeiro-secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, conforme anunciado na última quinta, 26, os parlamentares anunciaram nesta segunda o fechamento de uma chapa de consenso.
Terão assento na Mesa Diretora, além de Botelho na Presidência e Russi na 1ª Secretaria, Janaína Riva (MDB) na 1ª Vice-presidência, Wilson Santos (PSD) na 2ª Vice-presidência, Valdir Barranco (PT) na 2ª Secretaria, Gilberto Cattani (PL) na 3ª Secretaria e Valmir Moretto (Republicanos), na 4ª Secretaria.
Com essa composição, sete partidos com assento na AL participam da Mesa Diretora, que deverá ser aclamada na próxima quarta-feira, 1, depois da posse dos parlamentares eleitos no pleito de outubro de 2022.
Apenas Cattani e Moretto serão novos no comando da Casa. Os demais já exercem as mesmas funções na atual legislatura.
Ao longo do debate sobre a composição da Mesa, Eduardo Botelho usou como argumento para não ceder espaço ao deputado Max Russi, sua intenção de disputar o comando da prefeitura de Cuiabá nas eleições do ano que vem. E, ao aceitar o entendimento e os argumentos de Botelho, Russi abriu mão de uma eventual candidatura do PSB ao comando da Capital