O Governo de Mato Grosso e a Concessionária Nova Rota do Oeste assinaram, na manhã desta sexta-feira (18), a oitava e penúltima ordem de serviço para a duplicação da BR-163. A nova etapa abrange um trecho de 56,2 quilômetros entre Várzea Grande e Jangada, com um investimento de R$ 431,3 milhões. As obras representam um marco no esforço do estado para aprimorar a infraestrutura rodoviária e a segurança dos usuários.
O governador Mauro Mendes destacou a importância histórica do avanço, afirmando que a previsão é concluir 130 quilômetros de duplicação neste ano, um feito considerado um "recorde no Brasil". Somando aos 100 quilômetros já finalizados, a meta é alcançar 230 quilômetros de rodovia duplicada, com o objetivo de reduzir o prazo inicial do contrato de oito para quatro anos. Mendes enfatizou que o projeto visa não apenas "gerar desenvolvimento econômico, mas sim salvar vidas". Ele garantiu que, até o final do ano, "todos os trechos estarão 100% em obras".
O vice-governador Otaviano Pivetta reforçou que o Estado de Mato Grosso foi o único capaz de assumir e impulsionar a duplicação da rodovia. "Atendemos a um clamor da sociedade e colocamos o Estado para funcionar", disse Pivetta, ressaltando que a iniciativa, embora de responsabilidade federal, era um problema diretamente vivido pelos mato-grossenses, e a iniciativa privada não demonstrava interesse em assumir a obra.
Além da duplicação, foram autorizados outros investimentos significativos. A construção de uma área de escape na Serra de São Vicente receberá R$ 17,8 milhões, e haverá a implantação de conectividade de sinal 4G de internet ao longo dos 850,9 quilômetros da rodovia sob concessão da Nova Rota. Cidinho Santos, presidente do Conselho de Administração da concessionária, afirmou que o 4G, que se estenderá "da fronteira com Mato Grosso do Sul até Sinop", garantirá "segurança e informação para a população", facilitando a vida dos usuários.
Luciano Uchoa, diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, revelou que o oitavo trecho não estava previsto no contrato original, mas o Governo de Mato Grosso demonstrou sensibilidade para incluí-lo, com o apoio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Guilherme Sampaio, diretor-geral da ANTT, elogiou a "coragem e ousadia" do governo estadual em resolver um problema de infraestrutura que permite a Mato Grosso vivenciar um momento transformador, com "infraestrutura de qualidade para o transporte de cargas" e "segurança viária". Luciana Costa, diretora de infraestrutura do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), confirmou a liberação de um empréstimo de R$ 5,3 bilhões, destacando a confiança na gestão do estado e o "alinhamento claro de objetivos" que facilita a execução da obra.
O senador Jayme Campos celebrou os avanços, descrevendo Mato Grosso como "um novo Estado, um lugar de prosperidade, com o menor índice de desemprego". Ele elogiou a gestão atual por ser "exitoso não só no campo rodoviário, mas no campo da saúde, da educação, da política habitacional".
Desde que o Governo de Mato Grosso assumiu o controle acionário da Nova Rota do Oeste, em maio de 2023, mais de R$ 2,3 bilhões já foram investidos na BR-163. Os primeiros 100 quilômetros duplicados foram entregues em dezembro do ano passado, em trechos entre Diamantino e Nova Mutum, e entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. A concessionária Nova Rota do Oeste reportou uma "expressiva redução no número de mortes" de 82% no trecho Diamantino-Nova Mutum após a duplicação. Outras obras em andamento incluem a duplicação de 16 km da Rodovia dos Imigrantes em Cuiabá, mais 11 km na mesma rodovia, e 26 km da BR-163 em Sinop, somando cerca de R$ 3 bilhões em investimentos contratuais.
A solenidade de assinatura contou com a presença de diversas autoridades, incluindo os senadores Wellington Fagundes e Margareth Buzzetti, deputados estaduais, secretários de estado, presidentes de empresas estaduais, o superintendente da PRF e prefeitos da região, além de representantes das empresas responsáveis pelas obras, como Lotufo Engenharia Ltda., Cavalca Agrimat e Guaxe Construtora.






