Entrevista realizada pelo jornalista Cristiano Romeiro com o ministro Gilmar Mendes, decano do STF, publicada pelo sítio Brazil Journal sob o título “Gilmar Mendes faz a autópsia da Lava Jato”, destaca que o ministro “vive um momento singular em sua longa trajetória” no Supremo, pois “suas posições legalistas começaram a predominar na mais alta Corte do País.
"As críticas categóricas do ministro a procuradores do Ministério Público e juízes federais que cometem abusos de poder e desrespeitam leis sob a justificativa do combate à corrupção mudaram o rumo da Operação Lava Jato”.
Na entrevista ao Brazil Journal, Gilmar Mendes faz um desabafo sobre “as irregularidades cometidas pela força-tarefa; condena os órgãos de controle da Justiça que, segundo ele, “viram os abusos e nada fizeram”; e critica os ministros do STF que sempre apoiaram as decisões do então juiz Sérgio Moro”.
O ministro conta que Moro aceitou convite para ser ministro do governo Bolsonaro antes do 2º turno da eleição de 2018. Em abril daquele ano, decretou a prisão de Lula, que, portanto, não pôde disputar a eleição.
Leia a entrevista completa aqui.