Durante pronunciamento na sessão de posse da 20ª legislatura, o governador Mauro Mendes (UB) mandou um recado aos secretários de estado: a convivência com os parlamentares deve ser a melhor possível. Isso inclui atender aos deputados e partilhar informarções sempre que solicitadas. Conforme o governador, esse tipo de postura é que vai garantir harmonia a convivência pacífica entre os Poderes.
Quando Mauro Mendes anunciou o secretariado para seu segundo mandato, parlamentares reclamaram, por exemplo, do retorno do secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo. Afirmaram que o gestor não é acessível, uma vez que não atendia a demanda dos deputados por reuniões e não aceitaria sugestões vindas do parlamento.
“Deveremos ter com o Legislativo um trabalho de convivência pacífica. Peço que todos os representantes vejam nesses homens e mulheres escolhidos pelo povo - que tem o dever de fiscalizar - eles deverão ter, dentro da devida forma, acesso a toda e qualquer informação, visita a programas, obras, para que possam fazer bem o papel que o povo atribuiu a eles. Quero que todos sejam vistos como parceiros e como tal precisam receber todas as informarções”, ressaltou.
O chefe do Executivo ainda destacou que neste novo mandato a eficiência será cobrada dos membros do Executivo. “Nosso grande desafio é tornar o nosso estado e o serviço público mais eficientes. Eficiência é fazer mais com menos, entregar os resultados para os quais fomos contratados através do voto pelo cidadão. O nosso foco é na sociedade, em todas as dimensões. Os membros do Executivo devem aprimorar cada vez mais aquilo que fazemos. Iniciamos esse mandato com muita energia, vontade, querendo fazer muito mais. Aquela história de um segundo mandato cansado, iremos mostrar que isso é uma máxima, se ela existe, que não vai se aplicar ao estado de Mato Grosso, se ela existe”.
Mendes desejou aos 24 deputados que possam construir grandes mandatos e que daqui a quatro anos, possam se orgulhar da trajetória que traçaram escrevendo um novo Mato Grosso. O governador voltou a pontuar que desafios grandiosos esperam por todos, mas que trabalhando em parceria eles poderão ser vencidos. Relembrou o importante papel exercido pela Assembleia Legislativa para corrigir os rumos de Mato Grosso, devolvendo ao estado o necessário equilíbrio fiscal para que o serviço prestado pelo Poder Executivo chegasse até a população que mais precisa.
“Desejo a todos que possam cumprir de maneira exitosa os compromissos firmados. Compete a Assembleia fiscalizar, aprovar leis, atos normativos, para que nós possamos a partir dessa premissa cumprir o nosso papel, trabalhar em harmonia, sintonia, cada um respeitando a função constitucional para exercer os papeis que todos devemos cumprir diante de todos os cidadãos mato-grossenses, independente de ter votado ou não em nós, todos devemos olhar e pensar em todos os mato-grossenses”.
Mauro Mendes destacou que o equilíbrio fiscal foi uma peça preponderante para conseguir avançar nas políticas públicas propostas. “Sem equilibro fiscal não terá politica pública eficiente. Como faz saúde sem dinheiro para investir, como melhora infraestrutura se não tem dinheiro para investir, como fazer educação encontrar o caminho para deixar de ser o que era, vigésima segunda colocação no ensino médio entre os 27 estados brasileiros, se não tiver recursos necessários todos pilares. Vale para educação, vale para todas as outras dimensões. Segurança, agricultura, eficiência da máquina pública, esporte, cultura, meio ambiente”.
O governador agradeceu não somente aos 18 deputados reeleitos, mas aos 6 que concluíram o mandato nesta terça-feira e não retornaram à Casa de Leis. “Obrigado pelas contribuições. Exerceram papel de críticas. A boa critica respeitosa, construtiva, é fundamental para a amplitude e exercício democrático do parlamentar e melhoria do Executivo. Agora, no momento do novo mandato, que possamos usar desta boa experiência e dos bons resultados que conseguimos entregar para o povo mato-grossense. Que possa nos inspirar a aprimorar essa atuação de harmonia, o dever de prestar serviços de qualidade ao povo de Mato Grosso”.